Após corte de energia em boxes, ambulantes fazem protesto no Shopping Popular

 FEIRA DE SANTANA

Após corte de energia em boxes, ambulantes fazem protesto no Shopping Popular
Foto: Arquivo Pessoal

Diversos comerciantes que trabalham no Shopping Popular Cidade das Compras aqui em Feira de Santana protestaram na manhã de hoje (12) depois serem surpreendidos com o corte do fornecimento de energia elétrica de seus boxes. Após a notícia, muitos deles baixaram as portas dos boxes como uma forma de manifestação pela situação que estão passando.

Em entrevista a reportagem do De Olho na Cidade, Emerson Simões, ambulante que tem um box de calçados no local destacou que o protesto foi motivado principalmente pelas altas taxas que os ambulantes têm que pagar todos os meses, incluindo a taxa de aluguel.

“Na verdade estamos protestando contra a taxa de aluguel, porque já pagamos uma taxa de condomínio que é para manutenção do shopping para pagar água, lux, internet. Estamos pagando 200, 00 por mês mais 400,00, totalizando 600,00 mensalmente. É o valor que temos que pagar, porém o momento econômico do país está difícil e o desemprego está grande. A gente não tem todo esse movimento, então como você vai pagar todas essas taxas?”, declara.

O ambulante pontua também sobre o que eles consideram como desatenção por parte do poder público, através da prefeitura, no assunto que diz respeito às demandas da categoria que trabalha no espaço.

“O poder público infelizmente não está dando um amparo.  A gente corre de um lado, corre de outro. Há muito tempo estamos tentando dialogar com a prefeitura. O prefeito sempre manda um representante, mas a gente nunca teve a chance de sentar com ele para conversar.”

Questionado também sobre o diálogo da classe junto ao consórcio que administra o shopping através do seu presidente Elias Tergilene, Emerson declara:

“Já sentamos e conversamos com ele e foi proposto algo que para nós fica meio difícil, porque quem está ali dentro não tá vendendo, é questão do movimento. Sentamos e pedimos o desmembramento das taxas, mas o que foi dito é que eles só poderiam fazer isso se viesse um ofício da prefeitura. Então quem sofre com são os camelôs.”, afirma.

Em nota à imprensa, o Consórcio Feira Popular, esclarece os fatos.

Nota para Imprensa:

A Concessionária Feira Popular S/A vem, por meio de nota, elucidar informações alegadas por alguns camelôs do Shopping Popular Cidade das Compras ao Acorda Cidade.

Como já informado por reiteradas vezes em demais notas, os camelôs, previamente a assinatura do contrato, tiveram ciência das regras ali expressamente previstas, conforme cláusulas 8 e 9 do mesmo, dentre as quais a previsão de corte de energia daqueles inadimplentes.

Vale ressaltar que o corte de luz se dá pelo fato de que, a energia é comum a todo empreendimento, e que a ausência de pagamento por parte de alguns camelôs, importa em prejuízo aos demais, inclusive o risco de suspensão de energia pela Coelba de todo empreendimento.

Importante reforçar ainda, a ata reunião realizada 04/04/2019, em que o Ministério Público (MP) da Bahia confirma a legalidade e lisura das cláusulas contratuais previstas, além de terem sido objeto de reuniões e validação por associações dos próprios camelôs.

Vale ressaltar que, na reunião realizada no dia 29 de outubro de 2021, uma comissão de camelôs afirmou que iria enviar uma lista de camelôs, para ser apreciada pela prefeitura e a concessionária, de pessoas que não possuam condições de pagar o aluguel do empreendimento, para posteriormente a prefeitura estudar alguma forma de auxílio a esses camelôs, entretanto até o momento essa lista não foi entregue pelos camelôs da comissão presentes na reunião.

Share on Google Plus

About Ivan Costa

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.

0 comentários:

Postar um comentário