Hospital Clériston Andrade sedia primeira turma de Residência Multiprofissional de Saúde

 FEIRA DE SANTANA

Hospital Clériston Andrade sedia primeira turma de Residência Multiprofissional de Saúde
Teve início nesta semana no Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA) a implantação da primeira turma de Residência Multiprofissional em Atenção a Urgência e Emergência. Ao todo são 10 vagas, sendo 9 contempladas por profissionais Bacharéis em Enfermagem, Farmácia, Odontologia e Psicologia. 
 
Na opinião do professor Thiago Santana, coordenador da residência Multiprofissional HGCA, trata-se de um importante instrumento de formação. 
“Os profissionais estarão aptos a atuarem em equipe multiprofissional na atenção a urgência e emergência, para o atendimento das reais necessidades de saúde da população”, afirmou.  
 
Os residentes atuarão na Unidade de Emergência do HGCA, nos seguintes setores: sala amarela feminina e masculina, sala amarela cirúrgica, ortotrauma, classificação de risco, sala vermelha, estabilização, UTI´s e ambulatórios. Serão acompanhados por preceptores. “O desenvolvimento de uma Educação interprofissional e práticas colaborativas constitui-se num ganho para a qualidade da assistência, oferecendo melhores resultados à população assistida”, concluiu Patrícia Martins, que representou o HGCA na abertura do programa. 
 
Sobre a Residência 
 
O programa de pós-graduações lato sensu da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), é uma parceria com o Hospital Clériston Andrade, caracterizado pelo ensino em serviço e destinado às profissões que se integram a área de saúde, excetuada a médica. Neste primeiro momento foram comtemplados 4 enfermeiros, 2 farmacêuticos, 1 odontólogo e 2 psicólogos. A carga horária é de 60 horas semanais, com 12 horas de aulas teóricas e 48 de prática, iniciadas de março de 2021 a março de 2023. 
 
O Processo Seletivo Unificado para ingresso nos Programas de Residência em Área Profissional da Saúde, nas modalidades Uniprofissional e Multiprofissional, do Estado da Bahia - SUS/2021 foi realizado sob a responsabilidade da Comissão Estadual de Residência Multiprofissional e em Área Profissional da Saúde (CEREMAPS) em parceria com as Comissões de Residência Multiprofissional (COREMU), com os Coordenadores dos Programas de Residência em Área Profissional da Saúde (Uniprofissional e Multiprofissional) e tem a consultoria técnica da Fundação CEFETBAHIA. 
Share on Google Plus

About Ivan Costa

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.

0 comentários:

Postar um comentário