A visão de quem é contrario a um novo fechamento do comércio, durante a quarentena, em Feira de Santana





                                                                               Erivelton Costa


Comerciantes, consumidores e a pandemia


A possibilidade do prefeito de Feira de Santana, Colbert Martins, reavaliar a volta do fechamento total do comércio está repercutindo entre os habitantes da Princesa do Sertão e cidades vizinhas.

Entre alguns comerciantes formais, vendedores ambulantes e consumidores estão aqueles que são contrários ao fechamento total do comércio. Para Cláudio Sales, por exemplo, que é dono de uma loja que lida com manutenção e acessórios para celulares, as lojas abaixo de 200 metros, como a dele, não formam tumultos; e o aumento de contaminação por covid-19 está ligado à aglomerações criadas em outros estabelecimentos; como nas agências bancárias.


           
O comerciante afirma que fica preocupado com o crescimento da disseminação do vírus; mas que não acredita na manutenção da abertura de parte do comércio; e que teme acabar vendo a concretização da volta do fechamento total dos estabelecimentos. "Se todas as lojas fecharem, eu não sei o que fazer; neste momento,  torço para que esta ordem não aconteça novamente", confessou.
           

Já como vendedor ambulante de doces a vários anos, seu Manoel Ferreira diz que não consegue enxergar a falta de funcionamento integral das atividades comerciais como motivo suficiente para a diminuição de novos infectados. Para ele, o que frearia, de fato, o coronavírus seria uma fiscalização mais intensificada dos responsáveis; e uma maior conscientização das pessoas na importância do isolamento. Ele que é morador do bairro da Rua Nova, relata que o funcionamento e as aglomerações em bares do seu bairro são frequentes; e que até, por motivos como este, seria injusto e incoerente, uma suposta transferência de culpa para o comércio. "Ou todos, de fato, que puderem se isolam; ou não vai adiantar nada", colocou.






            Click Feira | COMÉRCIO DE FEIRA DE SANTANA FUNCIONA NESTE DOMINGO (18)


Já alguns consumidores que são contrários a parada total dos comerciários, conseguem, inclusive, serem sensíveis aos trabalhadores que dependem do funcionamento de lojas e departamentos para que não se tornem desempregados. É o  caso do garçon Adenilson Cerqueira, que é um dos frequentadores da loja para celulares do Cláudio; o comerciante aqui citado anteriormente. E que sobre um possível perigo, a saúde pública que seu posicionamento possa representar,  Adenilson acredita que medidas mais organizadas no combate ao vírus podem ser implementadas pelos comerciantes e consumidores.



Bahia Notícias / Municípios / Notícia / Empresários negociam com ...
           
Segundo pesquisadores do Instituto Federal da Bahia (Ifba), da Universidade Federal do Oeste da Bahia (Ufob) e voluntários do CoronaVidas.net, Feira apresentou um crescimento de 105% no número de infectados no intervalo entre o dia 21 de abril (reabertura de algumas lojas) até 8 de Maio.
Share on Google Plus

About Ivan Costa

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.

0 comentários:

Postar um comentário