Contribuintes de Feira de Santana recebem boleto falso do IPTU





Contribuintes de Feira de Santana, receberam um boleto falso do IPTU esse ano. Na verdade, a primeira cobrança do imposto é feita através de carnês, que ainda nem foram entregues. A prefeitura já registrou queixa e a Polícia Civil apura o caso. A conta para onde o pagamento estava sendo direcionado já foi identificada.


A prefeitura descobriu o golpe através de um contribuinte que esteve na Secretaria da Fazenda, na manhã de segunda-feira (2/3), com o boleto de cobrança do IPTU deste ano. O contribuinte queria saber porque só recebeu a cobrança de apenas um imóvel, já que tem outros na cidade. Na prefeitura, ele ficou sabendo que os carnês do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) ainda não tinham sido enviados aos contribuintes e que o boleto tinha sido clonado.

“A colega estranhou o fato dele estar pedindo o segundo boleto, uma vez que a prefeitura não mandou boleto nenhum, não mandou carnê nenhum. Os carnês se encontram na gráfica, então isso chamou a atenção da colega e ela trouxe até a minha pessoa o documento de arrecadação e, flagrantemente, automaticamente, a gente identificou que se tratava de um documento clonado”, disse Expedito Eloy, secretário da Fazenda de Feira de Santana.

O boleto falso é quase igual ao original, que é emitido pela prefeitura, mas tem distorções. Uma delas é um código de barras que direciona para o pagamento, através do sistema para uma conta bancária que não é da prefeitura. O secretário Expedito Eloy disse também que a primeira cobrança do IPTU é feita através de carnês, e que a cobrança por boleto só acontece em situações específicas.

“O contribuinte, ele pode aguardar o carnê. O carnê é entregue em casa, quando o contribuinte, por algum motivo, ele se dirige ao Ceaf [Centro de Atendimento ao Feirense] dizendo que não recebeu o carnê e a gente emite uma segunda via do carnê, através do DAM (Documento de Arrecadação Municipal), só aí é que a gente emite uma segunda via através do DAM. E também nos casos que o IPTU esteja vencido”, disse o secretário.

A prefeitura disse que já tomou todas as providências contra a fraude. A primeira medida foi prestar queixa na delegacia de Polícia Civil e comunicou o problema também à Caixa Econômica Federal, que já solicitou às Casas Lotéricas, que recusem o recebimento do IPTU de 2020 através de boletos.

“Todo e qualquer DAM que esteja tramitando no município de Feira de Santana, do exercício de 2020 do IPTU, ou se algum contribuinte estiver de posse de um DAM dessa natureza, compareça ao Ceaf para atestar a veracidade do documento”, alerta o secretário.

O coordenador regional de polícia, Roberto Leal, diz que já está apurando o caso, e que já identificou a conta para onde o pagamento estava sendo direcionado.

“Nós vamos agora investigar, identificar quem é o titular dessa conta, localidade, se utilizou outra conta para transferir o dinheiro. Então, tudo isso demanda investigação ao longo do tempo”, disse.

Ao ser perguntado sobre a possibilidade de resgatar o dinheiro que já foi pago, o delegado disse: “é possível sim, desde que a pessoa avise com antecedência e com rapidez o momento que perceber que foi fraude”.

Share on Google Plus

About Ivan Costa

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.

0 comentários:

Postar um comentário