Coreia do Norte anuncia suspensão das negociações nucleares com EUA






A Coreia do Norte deu um soco na mesa. Pelo menos, é isso que se deduz das declarações de seu embaixador na ONU, Kim Song, que em um comunicado entregue no sábado à Reuters afirma que seu país retirou a desnuclearização da agenda de negociações com os Estados Unidos e não necessita de conversas pormenorizadas com o governo norte-americano, informo o site do El País.

Segundo a publicação, há muito tempo a Coreia do Norte vem deixando clara sua frustração com a estagnação do diálogo após dois anos sem grandes progressos. Os EUA exigem o completo desmantelamento do programa nuclear norte-coreano, enquanto a Coreia do Norte pede aos norte-americanos que removam algumas das inúmeras sanções que pesam contra o país.

Três encontros entre o presidente dos EUA, Donald Trump, e o líder norte-coreano, Kim Jong-un, levaram a poucos avanços além das fotografias de seus apertos de mão —a última, na fronteira entre as duas Coreias— e de uma vaga declaração de intenções, no primeiro encontro em junho de 2018, em Cingapura. O regime de Kim já havia ameaçado eliminar a desnuclearização da mesa de negociações se não houvesse concessões dos EUA para destravar o impasse antes do final do ano.

Na declaração citada pela Reuters, o embaixador Kim afirma que o “diálogo sustentado e substancial” que os Estados Unidos pedem é um mero “estratagema para ganhar tempo”, enquanto se concentram em sua agenda política interna, tendo em vista as eleições presidenciais de 2020. “Não precisamos mantenha longas conversas agora com os Estados Unidos, e a desnuclearização foi retirada da mesa de negociações”, enfatiza.



As negociações de desnuclearização não decolaram desde que fracassou em Estocolmo uma tentativa de restabelecer as conversas entre representantes dos EUA e da Coreia do Norte, em outubro.


Fonte : Bahia.ba
Share on Google Plus

About Panorama Geral 4

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.

0 comentários:

Postar um comentário