
A professora Lia Célia Pires Leal, que é presidente do Instituto Histórico e Geográfico de Feira de Santana, afirmou que o evento valoriza o município de Feira de Santana e deixa viva na memória a imagem da heroína Maria Quitéria.
“Para a gente que trabalha na organização desse evento com a presença de instituições importantes e com o povo de Feira de Santana, devemos nos sentir orgulhosos. Maria Quitéria foi uma soldado que hoje faz parte do Exército complementar e que participou das lutas pela independência do Brasil na Bahia”, afirmou.

O comandante de 35º Batalhão de Infantaria (BI) Janilson Teixeira, também destacou o papel de Maria Quitéria na luta pela independência da Bahia. Ele lembra que o dois de julho é a data para comemorar a emancipação do estado da Bahia do julgo português consolidando a emancipação do Brasil.
“A primeira mulher a combater ombro a ombro com os homens. Um exemplo de coragem que serve como exemplo para todos nossos soldados. Muita gente não tem conhecimento da importância do dois de julho, já que a independência do país é comemorada em setembro, mas o dois de julho foi o dia que conseguimos expulsar os portugueses do solo pátrio”, destacou.






Com informações do repórter Paulo José do Acorda Cidade
0 comentários:
Postar um comentário