
A Prefeitura de Feira de Santana lançou, nesta sexta-feira (28), o Calendário de Matrícula 2026 da Rede Municipal de Ensino, em evento realizado no Paço Municipal com a presença do prefeito José Ronaldo, do vice-prefeito e secretário de Educação, Pablo Roberto, gestores escolares e equipes técnicas da Seduc.
Pela primeira vez, todo o processo será realizado 100% online.
“A matrícula será totalmente digital. Não mais faremos pré-matrícula de forma presencial. Todas as escolas já foram orientadas e a população terá acesso igualitário ao processo, como orientam MEC”, destacou o secretário e vice-prefeito Pablo Roberto.

As inscrições para novos alunos já estão abertas e vão de 28 de novembro a 4 de dezembro. As famílias podem realizar o procedimento pelo site da Prefeitura ou buscar apoio diretamente em unidades da rede municipal, caso tenham dificuldades de acesso à internet.
Atualmente, a rede atende cerca de 57 mil alunos, mas está organizada para receber até 65 mil vagas em 2026.
“Temos previsão de um aumento de aproximadamente 5% de novos estudantes, vindos de outras cidades ou da rede particular”, afirmou Pablo Roberto.
O secretário destacou que o processo seguirá garantindo atendimento inclusivo e acessível. A principal mudança para alunos com deficiência é a dispensa do laudo médico no ato da matrícula.
“A família vai declarar a deficiência da criança e a matrícula será feita. Depois, ao longo do ano, vamos validar essas informações. Essa exigência foi retirada por portaria ministerial”, explicou.
Para receber os estudantes com segurança e conforto, a rede está em reforma e manutenção de dezenas de unidades.
“Fizemos intervenções em cerca de 120 escolas ao longo do ano e neste momento outras 40 seguem em obras, com revisão de telhados, elétrica, hidráulica, instalação de ar-condicionado e pintura. Dezembro e janeiro serão meses de muito trabalho para garantir uma rede ainda melhor”, ressaltou o secretário.

Uma das grandes mudanças para 2026 é o início das aulas com todos os alunos equipados desde o primeiro dia.
“No dia 2 de fevereiro, os estudantes já estarão com farda, tênis, mochila e kit didático. Esse é um avanço muito grande, resultado de um trabalho árduo ao longo do ano”, comemorou Pablo.
A merenda escolar continuará sendo fornecida por meio do sistema terceirizado.
Durante todo o período de matrícula e confirmação de vagas, as equipes da Seduc estarão disponíveis para orientar pais e responsáveis por telefone ou presencialmente nas escolas da rede.
*Com informações do repórter Rafael Marques
0 comentários:
Postar um comentário