
Na manhã deste domingo, 06, foi realizada mais uma edição do tradicional desfile do Bando Anunciador, evento centenário que reuniu diversas pessoas no centro de Feira de Santana. A tradição marcam o início das festas em homenagem à padroeira da cidade, Nossa Senhora Sant’Ana.
Em entrevista ao Portal De Olho na Cidade, Taís Dantas, diretora do CUCA (Centro Universitário de Cultura e Arte), explicou o contexto histórico do evento.
“O Bando Anunciador é um evento histórico. Se a gente verificar, ele tem mais de 150 anos. Ele inicia no século XIX com o objetivo de promover a comunicação com os festejos de Nossa Senhora Sant’Ana”, pontuou Taís.
O Bando contou com a presença de diversas pessoas fantasiadas, e o som das fanfarras espalhou irreverência e alegria pelas avenidas do centro da cidade. O casal Gerson e Rosemeire resolveu se fantasiar de Lampião e Maria Bonita. Em entrevista, Gerson contou que participa do evento desde 2008:
“Uma lembrança boa que me traz o Bando é que, quando voltou a acontecer, eu conheci o saudoso Carlos Pita, grande artista de Feira. Pra mim, significa alegria, muita festa com música boa”, afirmou Gerson, vestido de Lampião.
O evento atravessa gerações. Gilmara Braz contou ao De Olho na Cidade que, desde pequena, participa do Bando, uma tradição passada de mãe para filha:
“O que mais me atrai é a cultura. Desde pequenininha, minha mãe me fantasiava pra eu sair em cima das carroças. Então, isso tudo aqui me encanta. Estou aqui maravilhada anunciando as festas de Sant’Ana”, celebrou Gilmara.
Também é tradição, durante o cortejo, a manifestação da classe trabalhista. A presidente do Sindicato dos Professores (APLB), Marlede Oliveira, relatou ao portal:
“O Bando Anunciador é cultura do povo, que temos que manter viva. Também é uma oportunidade de fazer nosso protesto aos governantes”, pontuou a sindicalista.
Com informações do repórter Matheus Gabriel


Sobre o Bando Anunciador
O Bando Anunciador de Sant’Ana, realizado pela Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), através do Centro Universitário de Cultura e Arte (Cuca), retornou às ruas de Feira de Santana após três anos, por conta da pandemia da Covid-19. O evento faz parte do calendário oficial do município.
O Bando Anunciador, festa popular e tradicional, foi resgatado por iniciativa da UEFS (Universidade Estadual de Feira de Santana), em 2007. Hoje, o evento é composto por diversos bandos de bairros feirenses e outros foliões que percorrem as ruas do centro da cidade em um cortejo que encanta pela alegria e fantasias dos participantes.
A festa foi criada em 1860 para anunciar as comemorações à Nossa Senhora Santana, Padroeira de Feira de Sant’Ana.
O Bando Anunciador foi suspenso pela organização do evento em 1988, com a justificativa de que o festejo havia perdido as características essenciais das primeiras edições. Somente em 2007, o evento foi retomado pela UEFS (Universidade Estadual de Feira de Santana). Desde sua volta até os dias atuais, o evento tem ganhado, ano após ano, uma maior participação do público.





0 comentários:
Postar um comentário