Seis deputados baianos votaram contra o Projeto de Lei (PL 3780/2023), que visa aumentar a punição para crimes de Furtos e Roubos, todos são afiliados a partidos de esquerda.

A PL, que foi proposta pelo deputado Kim Kataguri (União – SP),foi aprovada em caráter de emergência na última terça-feira (31), com 269 votos a favor e 87 contra.

Os deputados baianos Alice Portugal (PCdoB), Zé Neto (PT), Lídice da Mata (PSB) Ivoneide Caetano (PT), Bacelar (PV) e Joseildo Ramos (PT) votaram contra.

A proposta tem um grande impacto na atuação da segurança pública pois visa ampliar a pena atual (1 a 4 anos) para o dobro (até 8 anos de reclusão) para crimes de furto qualificado com agravante, furto de equipamentos ou instalações que prejudiquem telecomunicações, energia elétrica e fraudes com uso de dispositivos eletrônicos e virtuais.

Resta saber a motivação que os deputados da bancada de esquerda basearam-se para votar contra o projeto, que é de suma importância para garantir, talvez, um pouco mais de segurança a população e diminuir a incidência de roubos de aparelhos eletrônicos.