MP-SP instaura inquérito para apurar causas de desabamento de obra do Metrô na Marginal Tietê

 

MP-SP instaura inquérito para apurar causas de desabamento de obra do Metrô na Marginal Tietê
Foto: Carla Carniel/Reuters
A Promotoria de Justiça de Habitação e Urbanismo do Ministério Público de São Paulo (MP-SP) instaurou um inquérito civil nesta terça-feira (1º) para apurar as causas do desabamento do asfalto da Marginal Tietê ao lado da obra do Metrô da Linha 6-Laranja, na Freguesia do Ó, Zona Norte da capital.
 
O acidente abriu uma cratera na marginal. Não houve feridos, mas dois funcionários que tiveram contato com a água que jorrou com o acidente foram socorridos pelos bombeiros.
 
Em nota, o MP informou que irá apurar também a extensão dos danos urbanísticos e ambientais decorrentes do acidente que causou danos no canteiro de obras e na pista de rolamento da marginal.
 
O órgão solicitou que a Concessionária Linha Universidade (Linha Uni), responsável pela obra, encaminhe um relatório preliminar acerca do incidente ocorrido na obra com informações sobre todas as medidas adotadas até o momento em relação aos danos provocados no local e no entorno.
 
A Defesa Civil também foi acionada para informar sobre a existência de risco nos imóveis residenciais e comerciais existentes no local.
 
O Tribunal de Contas do estado de São Paulo (TCE) deu o prazo de 30 dias para a Secretaria Estadual dos Transportes Metropolitanos e o consórcio espanhol Acciona apontar as causas do acidente, quem pode ser responsabilizado, quais foram os prejuízos e informar a previsão de atraso da obra. O despacho do conselheiro Antonio Roque Citadini será publicado no Diário Oficial na quarta-feira (2).
 
O desmoronamento ocorreu por volta das 9h, antes da Ponte do Piqueri, no sentido Ayrton Senna, ao lado de um poço cavado construído entre as futuras estações Santa Marina e Freguesia do Ó. Ao longo da manhã, o buraco aumentou de tamanho.
 
De acordo com o secretário dos Transportes Metropolitanos, Paulo José Galli, o vazamento de uma galeria de esgoto causou a abertura da cratera. Segundo Galli, provavelmente o solo não suportou o peso da galeria, que passava 3 metros acima da máquina conhecida como "tatuzão" e acabou rompendo.
 
Ainda de acordo com o Galli, o "tatuzão" não atingiu a tubulação, mas ainda não se sabe o que provocou o vazamento. O governo investiga as causas.
 
“Houve o rompimento da galeria [de esgoto] que passa no sentido transversal ao túnel e houve o início de vazamento às 8h21. O solo não aguentou. A tuneladora passava a 3 metros dessa galeria, portanto não houve um impacto da tuneladora com a galeria”, afirmou.
 
Inicialmente, o Corpo de Bombeiros informou que um "tatuzão" havia rompido uma adutora, que alagou a galeria. No entanto, o secretário afirma que o equipamento passava três metros abaixo da galeria e não houve choque com a adutora. "Mas de alguma maneira houve o rompimento, e esse problema tem que ser investigado", disse Galli.
 
"Estamos providenciando uma auditoria para identificar exatamente o que ocorreu e os responsáveis para que a gente adote as medidas cabíveis", afirmou o secretário.
 
Galli afirmou que o objetivo será reabrir a Marginal Tietê. "Essa galeria precisa ser reconstruída e a marginal precisa retomar. Toda a equipe da engenharia da Sabesp já está aqui. Já parou de chegar esgoto [na galeria], e está estável".
 
Segundo a Sabesp, por meio de nota, a tubulação, chamada Interceptor de Esgotos (ITI-7), é responsável por encaminhar o esgoto coletado para tratamento na ETE Barueri. Técnicos da Companhia trabalham no momento para desviar o esgoto para outros interceptores.
 
O governador João Doria também defendeu que a prioridade é liberar a Marginal Tietê.
 
"A prioridade número 1, liberação do trânsito na Marginal Expressa, CET já foi liberada pela Enel que também teve um envolvimento aqui. Agora a pista expressa vai ser liberada para melhorar o conforto e a velocidade média para chegar ao seu destino”. afirmou.
 
O secretário disse ainda que num primeiro momento "não há riscos" para os imóveis do entorno, mas que será feita uma análise.
 
*G1
Share on Google Plus

About Ivan Costa

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.

0 comentários:

Postar um comentário