Estação de Reservação de Água no Tomba deve ser inaugurada em março desse ano

 

Estação de Reservação de Água no Tomba deve ser inaugurada em março desse ano
Foto: Divulgação

Edi Conceição

O programa De Olho na Cidade desta sexta-feira (18) teve como convidado o diretor de operações da Embasa, José Ubiratan Matos, falando sobre as obras do Centro de Reservação de Água Tomba, aqui em Feira de Santana.

As obras que já estão na reta final de conclusão tiveram um investimento na casa de 46 milhões de reais, e envolvem a construção de três grandes reservatórios com capacidade para armazenamento de 8 milhões de litros de água, isso em cada um deles, além da instalação de 18 km de canais adutores e redes de distribuição de água.

Na entrevista, José Ubiratan Matos, destacou a importância da realização dessa obra para o bairro do Tomba e seu entorno.

“Estamos concluindo essas três câmaras de reservação, cada uma com 8 milhões de metros cúbicos, o que vai melhorar o abastecimento de toda aquela região de Feira de Santana, que vai do Tomba, Panorama, Francisco Pinto, e toda aquela área, que vai ser melhorada. Isso está dentro de um investimento da Embasa em toda Feira de Santana. Construímos primeiro o Centro de Reservação Norte, no George Américo, com investimento de 58 milhões, e que foi concluído em 2016. Em 2020, concluímos o Centro de Reservação Leste, atendendo toda a região da Artêmia Pires e Nóide Cerqueira, e agora temos mais uma etapa de reservação do Tomba”.

José Ubiratan Matos falou também sobre a previsão de conclusão das obras e a realização de testes operacionais que estão sendo feitos nos reservatórios antes que eles passem a funcionar plenamente.

“A previsão de conclusão é para março desse ano. Estamos na parte de conclusão e condicionamento dos equipamentos da estação de bombeio, porque hoje, estamos trabalhando com uma tecnologia de bombeio direto na rede. Essa água vem da estação de tratamento que fica no Lago Pedra do Cavalo, em Conceição da Feira, de lá vai para esses reservatórios, e lá tem uma estação de bombeio que manda essa água direto para a rede. E estamos na fase final de condicionamento desses equipamentos”, disse.

Share on Google Plus

About Ivan Costa

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.

0 comentários:

Postar um comentário