Cirurgia de Papa Francisco já terminou, afirma mídia italiana


MUNDO
Cirurgia de Papa Francisco já terminou, afirma mídia italiana
Foto: Reprodução
A cirurgia a que o Papa Francisco foi submetido hoje já terminou, segundo a mídia italiana. Ainda não há informações sobre o estado de saúde de Francisco, que passou pelo procedimento cirúrgico para tratar uma estenose diverticular sintomática do cólon. Mais cedo, o Vaticano informou que divulgaria um boletim médico ao término da operação. 
 
De acordo com o jornal Corriere della Sera, o pontífice, que tem 84 anos, chegou ao hospital Policlinico A. Gemeli, em Roma, por volta das 15h. A cirurgia foi realizada pelo especialista e professor Sergio Alfieri. Em nota divulgada neste domingo (4), o Vaticano afirmou que a intervenção já estava agendada e que, por isso, não há apreensão.
 
Antes de se internar, o líder da Igreja Católica participou da tradicional oração do Angelus, na praça São Pedro, no Vaticano. O papa informou que fará uma viagem em setembro para a Hungria e a Eslováquia, mas não disse que faria a cirurgia.
 
A estenose diverticular sintomática do cólon é consequência da doença diverticular, que é a formação de "bolsinhas" (divertículos) no intertino grosso.
 
"Essas 'bolsinhas' podem sofrer inflamações frequentes — chamadas de diverticulite. Quando a diverticulite se resolve e melhora o processo de inflamação, ela forma pela cicatrização um estreitamento do intestino, levando à estenose", explica Suzete Notaroberto, médica pela PUC-Campinas, com residência em gastroenterologia pela Unesp de Botucatu. Nem todos os casos exigem que o paciente passe por cirurgia. O procedimento é necessário quando o estreitamento dificulta muito a passagem e há risco de obstrução intestinal. "No caso do papa, provavelmente eles vão tirar um pedaço do intestino que está estreitado", afirma a médica da PUC-Campinas.
 
Os sintomas podem incluir dor e distensão abdominal, dificuldade e até parada na evacuação. "Se não for resolvido a tempo, pode até evoluir para uma perfuração intestinal", diz Notaroberto. "Entretanto, quando a estenose ainda é pequena e as fezes ainda estão passando, é possível programar a cirurgia, como parece que foi o caso do papa".
 
*UOL
Share on Google Plus

About Ivan Costa

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.

0 comentários:

Postar um comentário