COVID-19: Serrana, em SP, zera casos de intubação após vacinação em massa



A cidade de Serrana, no interior de São Paulo, conclui a vacinação em massa contra covid-19 neste domingo (11). O município faz parte do "Projeto S" do Instituto Butantan, em parceria com a USP (Universidade de São Paulo) de Ribeirão Preto, que estuda a eficiência da CoronaVac na diminuição da transmissibilidade do coronavírus.

Serrana tem cerca de 45 mil habitantes, dos quais 28 mil foram voluntários na pesquisa, que começou em 17 de fevereiro. Os moradores foram divididos em quatro grupos: grupo verde (6.763), amarelo (6.480), cinza (6.049) e azul (8.329).

Participaram da pesquisa clínica moradores acima de 18 anos de idade, com exceção de gestantes, lactantes e pessoas com doenças graves ou descontroladas.

    De acordo com o Instituto Butantan, este é o primeiro local do mundo a ter a vacinação completa de toda a população contra o coronavírus.

    O município de Serrana foi escolhido por apresentar alto índice de casos da doença, entre outros fatores. O objetivo é estudar o impacto epidemiológico da vacinação em uma população adulta como forma de conter a pandemia.

    Em entrevista para o "Valor", a secretária de Saúde de Serrana, Leila Aparecida do Valle Gusmão, afirmou que os pacientes que chegam à UPA apresentam casos menos graves, com sintomas leves e moderados. Além disso, a fila de espera para internação estava zerada até neste domingo (11/04): “Na UPA, que é a linha de frente, há três semanas, de 100 atendimentos diários, 90 eram por sintomas gripais, com suspeita de COVID-19. Hoje, de 100, cerca de 40 são por sintomas gripais. É uma queda muito expressiva”, diz Leila.

     
    Batizado de ‘Projeto S’ a pesquisa do Butantan no município de Serrana corresponde à fase 4 de testes da Coronavac no Brasil, que visa saber como a vacina desenvolvida pelo instituto funciona em níveis populacionais. O imunizante já tem a comprovação de eficácia e, neste momento, o estudo vai analisar quanto os casos vão diminuir, a quantidade de pacientes graves, internações e óbitos pela COVID-19, após a vacinação em massa. Os resultados têm previsão para serem divulgados em maio.

     
    De acordo com o prefeito da cidade, Léo Capitelli (MDB), é preciso aguardar mais tempo para relacionar os números com a vacinação, entretanto ele tem boas expectativas que os resultados positivos do Projeto S contribuam para a flexibilização das regras de circulação.  
    Share on Google Plus

    About Ivan Costa

    This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.

    0 comentários:

    Postar um comentário