100 dias do prefeito de Feira: pandemia, mudanças no primeiro escalão e relação instável com a Câmara




 Durante muito tempo os primeiros 100 dias de governo eram usados até como estratégia de publicidade pelas prefeituras. O período era fundamental para “arrumar a casa” e “dar a cara” da nova administração. No caso do prefeito Colbert Martins, não tão nova, já que ele vinha de metade de um governo, assumido na condição de vice do ex-prefeito José Ronaldo. E as mudanças no primeiro escalão não passaram de uma dança de cadeiras, mantendo os mesmos nomes, alguns em posições diferentes, e poucas novas nomeações, para acomodar lideranças e cumprir promessas de campanha.

Mas vamos ao famoso “balanço”. Não resta dúvida que a pandemia é um componente nada alentador. Os desafios são grandes, bem como os números da doença. Sem falar nos problemas de logística para manter o cronograma de vacinação. Como em todo governo de continuidade, algumas heranças não são nada alentadoras. É o caso do Shopping Popular, um poço de problemas, com direito a manifestações nas ruas, discursos inflamados na Câmara Municipal e a insatisfação geral dos vendedores ambulantes transferidos do centro da cidade.

E já que falamos na Câmara, vale lembrar que não está nada fácil a relação do prefeito com os legisladores, mesmo os da bancada que dá sustentação ao governo. Não há unidade e até foi criado um grupo de governistas, com o sugestivo nome de “Aliados”. Uma espécie de dissidência dentro da bancada. E o governo passou os primeiros 100 dias encarando os velhos entraves do transporte coletivo. Por conta da pandemia da Covid -19, o governo tem ainda a questão da falta de aula na rede municipal de ensino. Algumas medidas começam a ser viabilizadas, mas nada ainda definitivo.

E, por fim, o grande investimento da administração de Colbert Martins neste primeiro trimestre de 2021: o Projeto Centro. Apesar dos desgastes provocados pelos buracos, ruas interditadas, trânsito sufocado, a cidade está tomando uma nova forma. Primeiro, a retirada das barracas de ruas centrais, como avenida Senhor dos Passos e ruas Marechal Deodoro e Sales Barbosa. Depois, a colocação de um novo piso em grande parte dessa e de outras vias. Até o velho e desgastado Feira Tênis Clube, que virou estacionamento, mereceu uma reforma completa!

Jair Onofre 

Share on Google Plus

About Ivan Costa

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.

0 comentários:

Postar um comentário