Bahia: Cidades do estado da Bahia entram em lockdown neste fim de semana

 


Em reunião com segmento comercial, Prefeitura de Feira discute lockdown


O governo da Bahia vai adotar o lockdown no estado das 17h de sexta-feira (26) até as 5h de segunda-feira. Estão suspensas atividades não essenciais no estado até o início da próxima semana. Na sexta-feira, o fechamento de lojas de rua será às 17h. Bares e restaurantes fecham às 18h e shopping centers às 20h.
 
A decisão foi divulgada em coletiva de imprensa na tarde de hoje (25). Segundo o Governador, os diferentes horários de fechamento tem o objetivo de escalonar o uso de transporte e evitar aglomerações durante o retorno para casa. São consideradas atividades essenciais todas as relacionadas à saúde pública e alimentação. Todo o restante será fechado até segunda-feira.
 
Isso também valerá, segundo o governador, para coibir aglomerações em comunidades. Encontros de qualquer natureza não serão permitidos.
 
Quem não usar máscara pode ser conduzido à delegacia
 

O governador Rui Costa reiterou, durante a entrevista coletiva a obrigatoriedade do uso de máscaras em espaços públicos e estabelecimentos comerciais. Segundo ele, a fiscalização será reforçada e quem não usar o equipamento de proteção poderá ser conduzido à delegacia.
 
"É evidente que não queremos lotar cadeias nem presídios, o que queremos é que as pessoas tenham responsabilidade sobre a saúde delas, da família e da comunidade. Já foram levadas, nesses dias, pessoas conduzidas à delegacia. A orientação nossa é abrir inquérito policial, criminal, que depois será encaminhado ao Ministério Público e à Justiça, pra que essas pessoas depois respondam por crime contra a saúde pública. Essa é a orientação. Mas graças a Deus, até aqui, contamos com absoluta e total colaboração, eu diria, de 99,9% das pessoas. Os casos de descumprimento foram absolutamente residuais. A fiscalização será feita de forma intensa com o nosso policiamento, da PM, das guardas municipais, da Polícia Civil, e nós inclusive reforçamos o policiamento com motocicletas", afirmou.
 
Venda de bebidas proibida 
 

Durante o período de fechamento, não será permitida a venda de bebidas alcoólicas. Nem mesmo supermercados estão autorizados a vender as bebidas com álcool.

"Não será permitida a venda de bebidas alcoólicas entre a noite de sexta e manhã de segunda-feira. Há uma unanimidade entre nós de que a bebida alcoólica é aquela que provoca aglomerações. Em bares, esquinas e botecos, além do meio da rua. Será proibida, até em supermercados. Funcionarão farmácias, padarias e mercados, tudo aquilo que venda alimentos. Nenhuma outra atividade comercial será permitida", afirmou Rui a respeito do decreto.



Share on Google Plus

About Ivan Costa

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.

0 comentários:

Postar um comentário