Médico dá dicas para evitar lesões ao retornar para prática de atividades físicas

 Médico dá dicas para evitar lesões ao retornar para prática de atividades físicas

A atividade física é um item prazeroso da rotina para muita gente, sem contar os outros diversos benefícios para a saúde de nosso corpo. Mas quem nunca se deu férias das atividades físicas por um tempinho. Nos últimos meses nos vimos forçados em reduzir ou praticamente parar com os treinos diante da pandemia. 

 
 
Após uma grande pausa, o funcionamento do corpo, naturalmente, acaba mudando. Independentemente da intensidade dos treinos que se praticava, é necessário um novo período de adaptação para, só assim, alcançar os resultados anteriores. 
 
O médico ortopedista, Leonardo Rodrigues, diz que antes de recomeçar, é preciso seguir algumas regras e cuidados importantes. 
 
O especialista listou dicas importantes para retornar de forma segura às atividades físicas. “Antes de qualquer coisa, não adianta querer recuperar o tempo perdido o mais rápido possível. A maioria das pessoas faz isso e os prejuízos são grandes”, alerta o profissional.
 
Ainda de acordo com o profissional o alongamento é fundamental para evitar lesões e maximiza o desempenho. “Após longos períodos de inatividade, os músculos ficam retraídos. Alongar-se de 10 a 15 minutos antes e depois do treino é uma ótima maneira de soltar a musculatura”, reforçou. 
 
Outro dica do médico foi que os exercícios precisam ser retomado gradativamente para evita lesões de vários tipos. 
 
A recomendação de acordo com ele é fazer exercícios mais curtos ou correr uma distância menor. “Independente do tempo em que ficou parado, seja quatro ou cinco meses, a melhor estratégia é treinar de forma gradual. Desta maneira, os resultados são melhores e mais eficazes”, orienta.
Share on Google Plus

About Ivan Costa

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.

0 comentários:

Postar um comentário