Baianos receberam sementes 'misteriosas' que acenderam alerta nos Estados Unidos

 




Sementes da China achadas na Bahia


BAHIA

Assim como nos Estados Unidos (veja aqui), soteropolitanos estão recebendo, via Correios, sementes “misteriosas”, sem que tivessem feito encomenda do produto. A Agência Estadual de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab) emitiu um alerta sobre a situação.
 
As embalagens surgem com selos da China, porém o governo chinês nega qualquer envio, e ainda não é possível confirmar a procedência dos envelopes. A preocupação é que essas sementes contaminem as lavouras com pragas.
 
A doceira Natália Nascimento, que mora em Colinas de Periperi, no subúrbio da capital baiana, contou que recebeu as sementes, em maio, junto com flores artificiais que ela comprou pela internet. Segundo Natália, ela não solicitou as sementes.
 
"Eu fiz [a compra] por um aplicativo internacional de compras, só que eu não encomendei as sementes, só as flores. Eu imaginei que fosse um brinde, por isso nós plantamos, mas com cuidado de plantar separado e observando o que era. Para minha surpresa, teve o alerta da Adab e eu entrei logo em contato", contou Natália.
 
No Brasil, quatro denúncias de recebimento de sementes de origem indefinida foram registradas em Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Goiás e Mato Grosso do Sul. De acordo com o G1, o Ministério da Agricultura acompanha as investigações. 
 
A reportagem narra que outros dois moradores da Bahia comunicaram à Adab sobre o recebimento das sementes misteriosas. Uma delas também foi uma moradora de Salvador.
 
RELATOS PELO MUNDO
 
O tipo de sementes ainda não é conhecido e as autoridades agrícolas alertam que a espécies pode dar vida a plantas invasoras. O Departamento de Agricultura incentivou que os pacotes recebidos sejam fechados em um saco selado. 
 
 
Um porta-voz do governo do Arkansas declarou que ainda não recebeu nenhuma semente, mas recebeu ligações e e-mails de norte-americanos que as receberam.
 
 
Os relatórios começaram no estado de Washington. Alguns dos pacotes disseram conter jóias. Snopes relatou cerca de 40 casos de pessoas recebendo os pacotes na cidade de Utah.
Share on Google Plus

About Ivan Costa

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.

0 comentários:

Postar um comentário