Tanquinho: comemora hoje sexta - feira 62 anos de emancipação política administrativa

-




Nesta sexta-feira dia 14 de agosto de 2020 o município de Tanquinho comemora 62 anos de emancipação politica cidade que fica localizada ás margens da BR 324 Norte.  

A cidade celebra 62 anos de Emancipação Política. A data, que sempre foi comemorada com desfile e programação festiva, este ano será de maneira diferente devido a pandemia da covid-19.


 Tanquinho é tradicionalmente conhecida no Brasil pela sua excelência qualidade da carne do sol, requeijão, farinha, doces em geral e artesanato. O município tem uma vasta diversidade produtiva, o seu comércio varejista é sólido e a zona rural desenvolve artesanatos com fibras de palmeira.



A cidade é guardada’ pelo Monte da Emancipação, elevação rochosa de beleza inquestionável e que domina a paisagem. O ponto turístico local é assim nominado em alusão ao desmembramento entre Tanquinho e Feira de Santana.




História


Devido a uma estiagem que secou a fonte, os viajantes mudaram o roteiro local e descobriram uma nova nascente que nominaram apenas de Tanquinho, que se tornou a nova parada dos tropeiros. Com o passar do tempo, o ponto de descanso começou a ser habitado e em 1879 foi elevado à categoria de distrito de Feira de Santana.






No ano de 1952 a localidade foi elevada ao nível de município, mas dois anos depois voltou a ser subordinada ao território feirense. A emancipação político-administrativa se consolidou em 1958 através da Lei Estadual Nº 1.019. Localizada aos pés do “Monte da Emancipação”, recheado de grande beleza natural.




Com uma população católica expressiva, o município tem Santo Antônio como padroeiro local. O santo é celebrado em junho, mês em que também se realizam os festejos juninos ao som do forró e quando também é possível experimentar os produtos típicos da época, a exemplo dos licores.
Share on Google Plus

About Ivan Costa

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.

0 comentários:

Postar um comentário