Instituto Butantan admite possibilidade de ter vacina para registro em outubro



Instituto Butantan admite possibilidade de ter vacina para registro em outubro
A possibilidade de ter uma vacina contra a Covid-19, pronta para registro ainda no mês de outubro foi admitida nesta quinta-feira (6), pelo diretor do Instituto Butantan, Dimas Covas, em audiência pública virtual da Câmara dos Deputados para debater o desenvolvimento da imunização. Em junho, o Butantan firmou parceria com a farmacêutica chinesa Sinovac Life Science para produção e testes avançados de uma vacina. As declarações foram dadas e
A vacina está sendo testada em cerca de 9.000 voluntários em seis estados brasileiros, São Paulo, Paraná, Rio Grande do Sul, Distrito Federal, Minas Gerais e Rio de Janeiro, sob coordenação e acompanhamento do Butantan. Com isso, já são cinco centros de pesquisas que iniciaram nesta semana os testes clínicos de fase III da vacina.
Caso a vacina seja clinicamente bem-sucedida, o Butantan a submeterá para registro na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Caso aprovada pela agência, poderá ser distribuída para o Sistema Único de Saúde (SUS), por meio do governo federal.
De acordo com instituto, desde a quarta-feira (5), a Universidade de Brasília (UnB) começou a vacinação dos profissionais de saúde. Nesta quinta, foi a vez do Hospital das Clínicas da Unicamp, em Campinas (SP), iniciar o processo.
Ainda segundo o Butantan, nesta sexta-feira (7), iniciam os testes no Hospital das Clínicas da Universidade Federal do Paraná, em Curitiba, e na Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto (SP). No sábado (8) será a vez do Hospital São Lucas da PUC do Rio Grande do Sul, em Porto Alegre.
“Assim, já teremos 10 dos 12 centros participando do estudo. Em breve, também teremos o início da vacinação no Hospital Israelita Albert Einstein, na capital paulista, e no Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas, no Rio de Janeiro”, ressalta a instituição, em comunicado publicado no site oficial.
Butantan diz não ser preciso temer ‘vacina da China’
O diretor do Butantan falou não haver motivo para preocupações quanto a uma parte da vacina se originar da China. O coronavírus surgiu pela primeira vez em Wuhan, no país asiático, antes de se espalhar pelo mundo.
Na semana passada, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) valorizou a candidata à vacina contra a Covid-19 desenvolvida pela Universidade de Oxford e pela farmacêutica AstraZeneca, no Reino Unido, e testada no Brasil em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).
O Butantan está selecionado profissionais das áreas de Ciências Biológicas, Química, Farmácia, Biotecnologia ou cursos afins, para trabalhar em laboratórios especializados em áreas como: virologia, genética e biologia molecular, atuando diretamente na Rede Colaborativa para Desenvolvimento de Vacinas do Instituto Butantan, com bolsa remunerada.
Share on Google Plus

About Ivan Costa

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.

0 comentários:

Postar um comentário