Sem vagas de UTI, sistema de saúde em Feira de Santana entra em colapso




Sem vagas de UTI, sistema de saúde em Feira de Santana entra em colapso





A saúde em Feira de Santana começa a dar sinais de que está entrando em colapso. O município enfrenta o pico da pandemia da covid-19, e apenas ontem (04), mais 11 pacientes acometidos pela doença, precisaram ser internados.
Os leitos públicos exclusivos em Feira de Santana, para o novo coronavírus são apenas 20. Sendo que 10 no Hospital Geral Clériston Andrade e mais 10 no Hospital de Campanha. Já a informação é de que na rede particular, os hospitais também não conseguem mais atender os casos graves do novo coronavírus. A nossa reportagem entrou em contato com o diretor da unidade montada na cidade apenas para tratar pacientes com a covid-19, o Dr. Francisco Mota, ele afirmou que todos os leitos estão ocupados.
“Infelizmente estamos precisando negar as vagas. Estamos neste momento com todos os leitos para covid-19 lotados. Os pacientes com maior gravidade, que procuram atendimento em upas ou policlínicas, neste momento vão precisar de regulação”, disse.
A informação é de que o Hospital Geral Clériston Andrade também não possui mais vagas de UTI específicas para tratamento da covid-19. Segundo o Dr. Lúcio Couto, diretor do setor de UTIs do Clériston Andrade, existem  em alguns hospitais, pacientes entubados, aguardando vaga. "Isso tem sido discutido desde ontem, na mída, redes sociais e é uma realidade.A única coisa que pode mudar este cenário, é a prevenção por parte da população. Essa situação de emergências e UTIs lotadas ela representa o início do colapso do sistema de saúde e é preocupante, pois qualquer um pode vir a precisar, seja na rede pública ou particular, o momento é crítico, infelizmente", afirmou
O deputado federal Zé Neto afirmou que a situação só irá melhorar com a entrega do Clériston II, que segundo ele, está em ritmo acelerado para ser inaugurado ainda na próxima semana. “Com esta lotação, estamos precisando transferir de uma forma intensa os pacientes de Feira para Salvador. Todos aqui estão com 100% de lotação, e a gente espera que nesta semana ainda, consiga ultrapassar estas dificuldades e dar uma folga boa com o Clériston II, com seus 40 leitos”, disse.
O deputado ainda afirmou que continua insistindo na ideia de implantar em Feira um pronto atendimento amplo. “Com testagem, com tudo o que for necessário para a gente evitar que o paciente piore e tenha o controle. Deixamos R$ 2 mi em Brasília, em emenda parlamentar, e só depende do prefeito agora. Este é um pensamento não só meu, mas também do governador Rui Costa”, afirmou Zé Neto, que ainda confirmou a entrega de mais 5 leitos clínicos ainda na próxima semana para o Clériston I.
O prefeito Colbert Martins Filho afirmou que poucos leitos clínicos ainda estão vagos no Hospital de Campanha e também afirmou estar na torcida para que o Clériston II seja entregue ainda nesta semana, para que haja uma melhoria na situação de internações da cidade. “Estamos neste momento enfrentando o pico, com o maior número de casos, de pessoas acometidas com a covid-19 em Feira de Santana. Estamos tentando ao máximo a ampliação de leitos clínicos e de UTI aqui na cidade, inclusive negociando como seria a melhor forma de fazer isso”, contou.
Segundo dados, ainda do último boletim divulgado pela Prefeitura Municipal de Feira de Santana, 74 pessoas continuam hospitalizadas na cidade, por conta do novo coronavírus. 2.058 estão em isolamento domiciliar e no geral, 4.134 pessoas já foram infectadas na cidade.
Share on Google Plus

About Ivan Costa

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.

0 comentários:

Postar um comentário