Estatuto da criança e adolescente faz 30 anos Ex diretor do Melo Matos Tarcísio Branco fala sobre os 30 anos do ECA





Nesta semana, o ECA (Estatuto da criança e do Adolescente) completa 30 anos. E o radialista Ivan Costa conversou um pouco sobre este acontecimento com Tarcísio Branco, ex diretor da Comunidade de Atendimento Socioeducativo (Case) Juiz de Melo Matos, que fica em Feira de Santana. Tarcísio fez um balanço de sua gestão a frente do Melo Matos, explicando como era o conceito de tratamento ao adolescente na instituição.
         

Um destes pontos ditos por Branco é a garantia de que adolescentes tenham direitos e deveres assegurados; e que a Case tem papel abrangente nesta relação; com o acolhimento psicossocial; tratamento junto a família; e ressocialização eficaz de cada jovem.
         

Reforçando que as oportunidades precisam chegar para todos os jovens, principalmente para aqueles mais carentes; Tarcísio cita como bom exemplo disto o programa Primeiro Estágio, do governo da Bahia. Porém as ações do lidar com os adolescentes são tardias, já que o cuidado com eles devem ser em primeiro plano, com oportunidades de saúde,  bem estar, por exemplo, para que o segundo plano seja o cumprimento de responsabilidades pelos mesmos; é o que garante  o também pré-candidato à vereador.
         

Segundo Tarcísio Branco ainda, a FUNDAC (Fundação da Criança e Adolescente) é responsável pelas medidas socioeducativas sobre Internações e semiliberdade na Bahia; tendo papel fundamental na educação da juventude. Sendo que com a ajuda da FUNDAC foi priorizado uma melhor ressocialização do jovem após o mesmo sair do Melo Matos, na Gestão Tarcísio, de acordo com o mesmo.
         

Sendo que outra preocupação de todo este âmbito relacionado ao adolescente é a manutenção de familiares por perto. E um exemplo que demonstra isso é a proximidade de uma nova Casa de apóio ao jovem na cidade de Vitória da Conquista; até para que cada vez menos adolescentes sejam remanejados para Salvador, por exemplo.
Share on Google Plus

About Ivan Costa

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.

0 comentários:

Postar um comentário