Dicas de outaveis de hoje como funciona o radiador do seu carro
Quando se fala em manutenção, quase ninguém hoje lembra do radiador. Como faz parte de um sistema de arrefecimento selado, acabou o excesso de cuidados que ele exigia no passado. Por ser mais sofisticado, porém, quando dá problemas, o conserto pode ser bem caro.
“O radiador antigo era de latão com caixa (moldura) de metal, o que tornava o reparo simples. Os motores modernos exigiram um radiador menor, de alumínio e com caixa de polímero (plástico)”, explica Francisco Satkunas, diretor da SAE Brasil (Sociedade de Engenheiros da Mobilidade).
Hoje, se o radiador quebrar, seja caixa ou colmeia (parte central), só a troca resolve. Mas é raro. O mais comum é um problema em braçadeira, mangueira ou bomba d’água.
A manutenção básica nesse caso é a checagem periódica do nível do líquido de arrefecimento, formado por água desmineralizada e um aditivo que aumenta o ponto de ebulição e protege o selo da bomba d’água.
Tudo tem de funcionar perfeitamente, pois um simples vazamento pode fundir o motor. “Não dá para checar toda semana, que é o ideal, mas recomendo ver o nível ao menos a cada 15 dias.”
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