entenda Volante do seu carro é 4 vezes mais sujo que vaso sanitário, aponta estudo







O brasileiro passa, em média, 2h30 por dia dentro do carro. A informação, constatada por uma pesquisa do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) para a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), já deveria ser suficiente para os motoristas pensarem em fazer a higiene adequada dos veículos. Imagine só se considerarmos um novo levantamento americano que afirma que o volante do carro tem mais bactérias que um vaso sanitário de banheiro público?!


É no interior do automóvel que os ocupantes se sentam e respiram. Também é no habitáculo que materiais como tecido, couro e plástico, por exemplo, podem ser facilmente contaminados por restos de alimentos, poeira e outros detritos, originando doenças respiratórias e de pele. Fato que comprova que a limpeza dos automóveis deve ser vista como uma questão de conforto e, especialmente, de saúde.

É relativamente conhecido que existem bactérias e contaminação em quase todas as superfícies comuns. Controles de televisão, celulares, maçanetas, botões de microondas e cadarços são alguns exemplos. Agora, um estudo do CarRentals.com mostra que no volante do carro está um dos focos mais intensos de bactérias.

A pesquisa, que entrevistou mais de mil pessoas sobre os seus hábitos de limpeza nos carros, analisou amostras retiradas dos volantes e constatou que no equipamento podem ser encontradas mais de 700 variedades de bactérias.


O volante tem, em média, 629 unidades formadoras de colônia (CFUs ou quantidade média de bactérias por centímetro quadrado), número seis vezes maior que a tela do celular e quatro vezes mais sujo que um banheiro público.

Do ponto de vista científico, essa é uma questão importante, já que os carros têm vários pontos de contato e servem como sala de jantar para muitos (20% das pessoas questionadas afirmaram comer dentro do veículo).

Cerca de metade dos motoristas entrevistados negligenciam a limpeza do carro regularmente: 32% das pessoas afirmaram limpar seus carros apenas uma vez por ano, enquanto 12% não fazem qualquer tipo de higiene nos veículos.

A limpeza adequada de superfícies, incluindo o volante, é importante para remover contaminantes, mas bactérias e fungos podem reaparecer em áreas escondidas. É por isso que a desinfecção completa, após a remoção dos detritos mais visíveis, é crucial. Para evitar a proliferação de bactérias no seu carro, aprenda como fazer a higiene correta no interior do seu veículo.

Além do volante… os locais mais sujos do carro:
Os porta-copos têm, em média, 506 CFUs. Os cintos de segurança, por sua vez, têm 403 CFUs. Em quarto lugar, os puxadores das portas internas, que apresentam 256 CFUs.
Share on Google Plus

About Ivan Costa

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.

0 comentários:

Postar um comentário