O corpo de João Gilberto começou a ser velado, na manhã desta segunda-feira (8), no Theatro Municipal do Rio. Uma das primeiras a chegar à cerimônia foi a poetisa Masurca Barreto, que saiu de longe para a última homenagem ao artista. O corpo do músico será enterrado às 16h, no cemitério Parque da Colina, em Niterói.
Às 10h, o velório foi aberto para que os fãs pudessem se despedir do músico. Antes disso, a cerimônia ocorreu apenas para familiares e amigos. A poetisa lembrou a sensibilidade do músico.
"Ele inovou com o seu diferencial e a sua sensibilidade. Ele levou o Brasil para o mundo. João Gilberto foi inspirador para os músicos", disse a poetisa.
João Gilberto morreu em casa, no último sábado (6), aos 88 anos. Ele foi um dos criadores da Bossa Nova. O músico enfrentava problemas de saúde havia alguns anos.
Fã do compositor, Edison Gaspar recebeu com tristeza a notícia de falecimento do músico.
"Muito triste. O acompanho desde à época em que o rádio era o seu grande palco", lamentou.
A aposentada Elizabeth Vitória Oliveira, de 60 anos, também fã do cantor, destacacou a importância do artista.
"A minha geração cresceu com as músicas de João Gilberto. Ele foi muito importante para nós. Eterno", disse.
Jorge Rosa, administrador de empresas e músico por hobby, é outro brasileiro apaixonado por música popular influenciado por Gilberto.
"Aos 12 anos eu gostava de percussão, mas mudei para a Bossa Nova pela batida do violão criado por ele. Sem dúvidas, ele influenciou toda uma geração."
O aposentado Idalino de Miranda Rodrigues teve contato, ainda em vida com João Gilberto, e guarda um autógrafo assinado pelo cantor.
"João continuará sendo um eterno gênio. Ele modificou o jeito de fazer música"
A cantora Adriana Calcanhoto destacou o seu legado. "Para além da sua musicalidade, o modo como ele lidou com a vida é uma coisa extraordinária. O canto, o violão rente à fala, a escolha do repertório, entre outros características compõe um pacote estético que continuará influenciando os novos músicos", afirmou.
Informações do radialista Jorge Biancchi
0 comentários:
Postar um comentário