Golpe do amor falso: entenda o que é ‘estelionato sentimental’ e como se proteger

 

Golpe do amor falso: entenda o que é ‘estelionato sentimental’ e como se proteger

O número de vítimas do chamado “golpe do amor”, também conhecido como estelionato sentimental, tem crescido em todo o Brasil e acendeu um alerta em Feira de Santana após a prisão recente de um homem suspeito de aplicar o crime em diversas pessoas, não apenas no município, mas também em outros estados.

O golpe geralmente começa de forma sutil, por meio das redes sociais e aplicativos de mensagens, onde o suposto interessado constrói rapidamente uma relação de confiança com a vítima, usando discursos afetuosos e promessas de um relacionamento ideal. Com o tempo, a relação passa a envolver pedidos de ajuda financeira, caracterizando a fraude.

Ao De Olho na Cidade, o advogado criminalista Daniel Vitor explicou como esse tipo de golpe costuma ser praticado.

“Esse golpe geralmente ocorre inicialmente através da internet. As pessoas iniciam diálogos pelas redes sociais e os golpistas utilizam falas confortadoras, românticas. A vítima acaba se deixando levar”, destacou.

Segundo o especialista, um dos principais sinais de alerta está na rapidez com que o suposto relacionamento evolui.

“Alguns gatilhos precisam chamar a atenção, principalmente quando surgem declarações precoces, falas românticas que atropelam etapas naturais da convivência. Isso deve gerar desconfiança”, alertou.

Outro ponto fundamental é não atender a pedidos financeiros feitos logo no início da relação.

“A pessoa não pode se deixar levar por pedidos imediatos, sobretudo de pagamentos de contas ou transferências bancárias. Se ainda não existe intimidade, esse tipo de solicitação já é um forte indicativo de golpe”, explicou Daniel Vitor.

Caso a vítima perceba sinais de fraude, a orientação é procurar imediatamente a polícia.

“É necessário registrar a ocorrência e apresentar à autoridade policial todos os meios de prova, inclusive a integralidade das conversas, para que seja possível investigar se houve ou não a tentativa de cometimento do crime”, acrescentou.

O advogado reforça que o golpe do amor configura crime de estelionato, previsto no artigo 171 do Código Penal.

“Trata-se de um crime, que pode ter aumento de pena quando cometido por meio eletrônico ou quando a vítima é idosa. Por isso, a atenção aos detalhes e às informações divulgadas pela mídia é essencial para evitar prejuízos emocionais e financeiros”, concluiu.

*Com informações do repórter Robson Nascimento

Share on Google Plus

About Ivan Costa

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.

0 comentários:

Postar um comentário