Gestão municipal apresenta balanço da saúde e destaca avanços em atendimentos e infraestrutura em 2025

 

Gestão municipal apresenta balanço da saúde e destaca avanços em atendimentos e infraestrutura em 2025
Foto: Rafael Marques

O prefeito de Feira de Santana, José Ronaldo de Carvalho, o secretário municipal de Saúde, Rodrigo Matos, e a presidente da Fundação Hospitalar do município, Gilberte Lucas, apresentaram nesta quarta-feira (21) o balanço das ações e resultados da saúde pública ao longo de 2025. Os dados apontam crescimento expressivo no número de atendimentos, ampliação da rede de serviços, investimentos majoritariamente com recursos próprios e melhora significativa nos indicadores de saúde.

De acordo com o secretário Rodrigo Matos, o aporte financeiro adicional feito pelo município refletiu diretamente no aumento da oferta de exames, consultas e procedimentos, especialmente os de média complexidade.

Foto: Rafael Marques

“Se você pega os dados relativos ao laboratório, aumentou muito o exame de média complexidade. Consultas, eletrocardiograma, atendimento com cardiologista, vascular, isso aumentou em quatro vezes. O aumento financeiro trouxe aumento na quantitativa de exames e procedimentos ofertados”, explicou.

Rodrigo destacou que, além do crescimento da oferta, os indicadores de saúde apresentaram melhora, o que demonstra qualidade no gasto público.

“Não adianta aumentar recurso e atendimento se os indicadores piorarem. Pelo contrário, indicadores como casos de dengue e chikungunya despencaram, chegando a uma redução de cerca de 80%. Isso mostra que houve qualidade no gasto público. Isso é fazer gestão, isso é fazer saúde pública.”

Foto: Rafael Marques

Outro ponto destacado foi o investimento em infraestrutura. Segundo o secretário, 28 unidades de saúde já foram entregues à população, além de outras em obras ou em recuperação.

“Vinte unidades de saúde da família foram requalificadas de verdade, com mudanças elétricas, hidráulicas, telhados, dando dignidade ao atendimento. Não foi pintura. Isso se soma a intervenções no SAMU, no almoxarifado central, na sede administrativa do Centro de Zoonoses”, afirmou.

Entre as obras em andamento e previstas estão a ampliação da UBS da Mangabeira, a construção de uma oficina ortopédica, um novo CAPS e duas novas grandes UBS.

Fundação Hospitalar ultrapassa 1,2 milhão de atendimentos

A presidente da Fundação Hospitalar de Feira de Santana, Gilberte Lucas, apresentou números expressivos da rede hospitalar e ambulatorial do município.

Foto: Rafael Marques

“Foram mais de um milhão e duzentos mil atendimentos no geral. Não só no Hospital da Mulher, mas em todas as unidades da Fundação Hospitalar, como CMDI, CMPC, Casa de Parto da Baraúna, ambulatório de saúde da mulher e ambulatório de pediatria”, destacou.

Segundo ela, somente o ambulatório de saúde da mulher realizou mais de 56 mil atendimentos especializados, incluindo pré-natal de alto risco, planejamento reprodutivo, cardiologia para gestantes e exames como o ecocardiograma fetal.

“Cerca de 90% do recurso utilizado para manter toda essa estrutura é recurso próprio do município de Feira de Santana”, ressaltou.

Gilberte também explicou o atendimento regionalizado, especialmente na obstetrícia, onde o Hospital da Mulher funciona como porta aberta.

“Na obstetrícia, a urgência é imediata. Não dá para aguardar regulação quando existe risco de sofrimento fetal. Por isso, o Hospital da Mulher atende a todos. Hoje, quase 40% dos atendimentos de urgência e emergência obstétrica são de outros municípios.”

O prefeito José Ronaldo afirmou ter ficado impressionado com os dados apresentados no relatório da saúde municipal.

Foto: Rafael Marques

“São números gigantescos, extraordinários. Se a gente fosse detalhar tudo aqui, levaria mais de uma hora. O Hospital da Mulher, por exemplo, internou 12.572 pessoas em 2025”, afirmou.

Ele também citou os mais de 200 mil atendimentos realizados na clínica de diabetes, além da distribuição de medicamentos e insumos.

“Estamos cumprindo o nosso dever. Terminamos o ano com salários em dia. Em 2025 pagamos aos trabalhadores da saúde. Hoje não há atraso”, garantiu.

José Ronaldo ainda anunciou mudanças importantes, como a transferência da clínica de atendimento a pessoas com diabetes para um novo imóvel, com estrutura totalmente adaptada.

“Vai funcionar em casa térrea, sem dificuldade de acesso, com horário ampliado das 7h às 19h e atendimento também para crianças com diabetes, algo que não existia antes na rede”, explicou.

O prefeito ressaltou que os avanços foram resultado de muito trabalho, planejamento e enfrentamento de desafios.

“Foram dias de no mínimo 16 horas de trabalho, de domingo a domingo. Vencemos dificuldades, avançamos nas licitações de medicamentos e recuperamos cerca de 28 unidades de saúde. Hoje, temos sete unidades em obras e seguimos avançando”, concluiu.

*Com informações do repórter Rafael Marques

Share on Google Plus

About Ivan Costa

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.

0 comentários:

Postar um comentário