
A Prefeitura de Feira de Santana estuda a utilização do antigo prédio do INSS, localizado na Rua Sales Barbosa, como parte de um futuro Centro Administrativo Municipal. A informação foi anunciada pelo prefeito José Ronaldo de Carvalho durante a apresentação do balanço das ações do Governo Municipal, quando defendeu a permanência das secretarias na área central da cidade como estratégia para fortalecer o comércio local.
O prefeito voltou a descartar a possibilidade de implantação de um Centro Administrativo em áreas mais afastadas, como a Estrada do Calundu. “Eu disse a minha vida inteira e repito: prefeito Zé Ronaldo fazer um Centro Administrativo lá na Estrada do Calundu, não faço nunca”, afirmou.
Segundo José Ronaldo, ao longo dos anos, opções que antes eram viáveis deixaram de ser possíveis por conta do crescimento urbano.
“Há quinze anos atrás podia fazer no corredor dos Araçás, hoje é impossível. Podia fazer em outras regiões, mas hoje não tem mais espaço. Se for fazer, vai acabar sendo perto do aeroporto ou em áreas que exigiriam muitas desapropriações”, explicou.
Diante desse cenário, o prefeito revelou que a gestão está realizando estudos e sondagens de mercado para viabilizar um espaço adequado, com cautela.
“É um assunto que exige silêncio e cuidado. Estou trabalhando nisso, fazendo sondagem de preços. Se forem compatíveis com o município, ainda este ano podemos ter um espaço para abrigar algumas secretarias”, disse.
Durante o anúncio, José Ronaldo adiantou que já iniciou tratativas com o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) para possível cessão do prédio histórico da Sales Barbosa.
“Eu visitei no sábado passado o prédio do antigo INSS e ontem encaminhei um ofício à presidência do INSS dizendo que, se o INSS desejar colocar o prédio à disposição do município, a Prefeitura assume, reforma o prédio e instala ali três ou quatro secretarias”, afirmou.
O prefeito destacou que o imóvel, construído na década de 1950, possui valor histórico e está em boas condições estruturais.
“É um prédio histórico, feito nos anos cinquenta. O estado do prédio está bom, é perfeitamente recuperável”, ressaltou.
Ele também explicou que a localização favorece o funcionamento administrativo. “Não tem problema de estacionamento, porque fica aqui na frente. Quem vai trabalhar lá estaciona e segue para o prédio. Com isso, a gente centralizaria praticamente cem por cento do governo na área central, sem nenhuma dificuldade de estacionamento”, garantiu.
Para José Ronaldo, manter os órgãos públicos no centro da cidade é uma estratégia essencial para preservar a dinâmica econômica de Feira de Santana.
“Eu penso assim porque acho que a força dessa cidade está no comércio, depois na indústria e nos serviços. Onde os órgãos públicos saíram do centro, infelizmente o comércio foi prejudicado”, concluiu.
Além do prédio do INSS, o prefeito informou que outras possibilidades também estão sendo avaliadas pela gestão municipal para a implantação do Centro Administrativo.
0 comentários:
Postar um comentário