
Um incêndio em um poste assustou comerciantes e pedestres no início da tarde desta segunda-feira (15), na Rua Marechal Deodoro, no Centro de Feira de Santana. As chamas atingiram fiações instaladas no local e dois carros, além de provocarem a suspensão temporária do fornecimento de energia elétrica.
Em nota, a Neoenergia Coelba informou que o incêndio teve início em caixas e fios pertencentes a empresas irregulares de telefonia e internet, conhecidas como gatonet, e acabou afetando a rede elétrica da distribuidora.
“As chamas em fiações registradas na tarde desta segunda-feira (15), no Centro de Feira de Santana, são mais um caso de prejuízos provocados pelas operadoras de telefonia e internet irregulares”, destacou a concessionária.
Ainda segundo a Coelba, equipes técnicas foram deslocadas imediatamente para o local, realizando os reparos necessários nos cabos elétricos e atuando para normalizar o fornecimento de energia o mais rápido possível. A distribuidora também informou que irá notificar os provedores que atuam na Rua Marechal Deodoro para que adotem as medidas cabíveis em relação aos seus cabos.
A empresa ressaltou que, conforme resolução conjunta da Anatel, Aneel e ANP, a responsabilidade pela manutenção dos cabos de telefonia e internet é das próprias operadoras, que são proprietárias dos equipamentos instalados nos postes.
Como forma de reduzir os riscos à população, a Neoenergia Coelba destacou a Operação Gatonet, que em 2025 já resultou na remoção de 72 toneladas de cabos irregulares e 1.614 caixas clandestinas em Feira de Santana.
Além disso, a distribuidora lançou um portal para que os consumidores possam verificar se o provedor de internet contratado é regular.
“Acessando o site da Neoenergia Coelba, os clientes podem conferir a lista de provedores que possuem contrato com a distribuidora e evitar a contratação de empresas irregulares”, informou a concessionária.
0 comentários:
Postar um comentário