
Na tarde desta sexta-feira (1º), o prefeito de Feira de Santana, José Ronaldo de Carvalho, e o secretário municipal de Educação, Pablo Roberto, participaram da entrega de 33 equipamentos do projeto nacional de ensino em terceira dimensão (3D) para escolas da rede municipal. A iniciativa busca tornar o processo de aprendizagem mais interativo e acessível, inclusive em áreas rurais, com uso de tecnologia de ponta.
Os equipamentos são móveis e portáteis, compostos por notebooks de última geração, projetores 3D, sistema de som Dolby automotivo e óculos especiais. O conteúdo é disponibilizado de forma offline, o que permite sua utilização em qualquer sala de aula, independentemente de conexão à internet.

Durante o evento, o prefeito José Ronaldo reforçou o papel transformador da tecnologia na educação e defendeu o investimento contínuo em inovação como forma de estimular o interesse dos alunos:
“Sempre é preciso inovar, levar oportunidades para que os alunos conheçam coisas novas, avancem em seus conhecimentos. Isso desperta curiosidade, que é a porta de entrada para o aprendizado”, afirmou.
“Queremos transformar nossos alunos em jovens preparados para a universidade, para a vida. Mas isso só é possível se todos abraçarem a causa: professores, gestores, comunidade. Sozinho, ninguém faz nada”, completou.

José Ronaldo também comentou sobre a viagem técnica da equipe da Secretaria de Educação à cidade de Fortaleza (CE), que tem como objetivo aprofundar o conhecimento sobre o modelo de gestão educacional de Sobral, referência nacional:

“Vamos a Fortaleza para aprender mais, discutir o projeto que estamos implantando aqui com apoio do Instituto Caminho do Bem. Nosso IDEB ainda precisa melhorar e estamos buscando todas as formas para alcançar esse avanço.”
O secretário de Educação, Pablo Roberto, comemorou a entrega da segunda etapa do projeto, que já alcança 33 escolas e aproximadamente 20 mil alunos. Ele antecipou que a terceira etapa já está em planejamento:

“Essa ação é fundamental para prender a atenção do aluno, que hoje está exposto a muitas distrações tecnológicas. Com aulas em 3D, modernas e envolventes, vamos conectar nossos estudantes a um modelo educacional atual, como já é feito em outros países”, explicou.
Segundo Pablo, mais 54 escolas devem ser contempladas na próxima fase. Ele também garantiu que os professores já estão sendo capacitados para utilizar os equipamentos com eficiência.
*Com informações do repórter Robson Nascimento
0 comentários:
Postar um comentário