
Durante o período junino, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) intensificou a fiscalização nas rodovias federais que cortam Feira de Santana. A operação teve como foco principal a segurança viária em um dos períodos de maior movimentação nas estradas do estado. Apesar dos esforços, o balanço parcial da ação revelou um dado preocupante: três pessoas morreram em acidentes registrados no anel de contorno da cidade.
A inspetora Lívia Marcelino, chefe do núcleo de policiamento e fiscalização da PRF em Feira de Santana, lamentou os óbitos e detalhou os números parciais da operação.
“Durante a operação Festejos Juninos, fiscalizamos 1.070 pessoas, 898 veículos e realizamos 838 testes de alcoolemia. Registramos nove sinistros no total, sendo quatro considerados graves. Desses, infelizmente, três resultaram em vítimas fatais”, informou.
A inspetora explicou que o perfil dos acidentes fatais foi semelhante: “Dos três mortos, dois estavam envolvidos em situações de travessia de pedestres e todos os casos aconteceram no anel de contorno. Um deles empurrava uma bicicleta, ou seja, era um ciclista que se tornou pedestre. Outro era um condutor de automóvel que parou o veículo e tentou atravessar a via. O terceiro caso foi uma colisão entre uma motocicleta e um automóvel”.
Mesmo com o reforço da fiscalização, especialmente no trecho entre os bairros Santa Mônica e Cidade Nova, os acidentes chamaram a atenção da PRF.
“Tivemos uma equipe dedicada exclusivamente a esse trecho durante todos os dias da operação. Mas, mesmo com esse incremento, percebemos que a travessia de pedestres ainda é um ponto crítico. Precisamos contar com a atenção e o cuidado das pessoas”, alertou Lívia.
Ela destacou que o anel de contorno demanda melhorias estruturais para garantir a segurança de todos os usuários, especialmente pedestres.
“Diante da realidade que temos hoje, é fundamental que as pessoas se certifiquem de que conseguem concluir a travessia em segurança. Três vidas foram perdidas em poucos dias, entre os dias 18 e 25 de junho. São perdas irreparáveis”.
A inspetora também falou sobre o aumento no fluxo de veículos durante o período festivo.
“Como já era esperado, houve um incremento considerável no trânsito. A PRF acompanhou esse aumento desde o início da operação e seguirá monitorando até o final da noite do dia 25 e nas primeiras horas do dia 26. Estaremos atentos aos pontos de retenção para garantir mais fluidez e segurança para todos que trafegam”.
*Com informações do repórter Robson Nascimento
0 comentários:
Postar um comentário