
Diante da divulgação de um ranking internacional que coloca Feira de Santana entre as cidades mais violentas do mundo, o governador Jerônimo Rodrigues, defendeu as ações de segurança pública no estado e pediu cautela na utilização política de dados estatísticos. Ele destacou a redução nos índices de homicídios registrada pela Polícia Civil em 2025 e reforçou o compromisso do Governo do Estado com a promoção da paz e do combate ao crime organizado.
“Eu sempre respeito os dados das pesquisas, até porque há órgãos sérios envolvidos, inclusive ligados aos direitos humanos. A gente aprecia e monitora, mas é importante que esses números não sejam usados para fins político-partidários. O Estado da Bahia não merece isso”, afirmou Jerônimo.
O governador lembrou que, recentemente, a cidade de Feira de Santana sediou a Micareta, que reuniu quase dois milhões de pessoas em quatro dias de festa. Segundo ele, uma pesquisa de percepção feita pela Secretaria da Segurança Pública após o evento ouviu cerca de 3.500 pessoas, e quase 100% dos entrevistados relataram sensação de segurança durante a folia.
“Foi um evento grandioso, com muita gente nas ruas, bebida alcoólica, e mesmo assim tivemos quase cem por cento de sensação de segurança. Isso mostra que há uma competência instalada. Temos inteligência, infraestrutura, capacitação das nossas forças. Claro que um único caso de violência já nos preocupa e exige resposta, mas precisamos também considerar os dados e reconhecer os avanços”, pontuou o governador.
Jerônimo destacou ainda que os próprios dados da pesquisa utilizada no ranking são do ano passado e já demonstram indicadores mais favoráveis quando comparados a períodos anteriores.
“O que a oposição muitas vezes não reconhece é que estamos construindo uma política sólida de segurança pública. Veja quantos dias passamos sem crimes violentos ou assaltos a ônibus. Os números de arrombamentos a instituições bancárias também caíram. Estamos enfrentando de frente o crime organizado, especialmente no que diz respeito ao sistema financeiro paralelo que sustenta a criminalidade. E estamos fazendo isso sem reclamar. O povo quer ação, e é isso que temos feito diariamente”, afirmou.
Sobre a atuação específica em Feira de Santana, Jerônimo ressaltou a integração entre as forças policiais como um fator decisivo para a queda nos homicídios registrada desde janeiro.
“Esses dados mostram que o investimento está chegando, que as operações estão acontecendo. Quase que diariamente temos operações da Polícia Militar, da Polícia Civil, e ações também nos presídios. Isso tem feito a diferença”, disse.
O governador também fez questão de reconhecer a importância da parceria com a Prefeitura Municipal e com o Governo Federal, citando a recente reunião entre o secretário estadual Felipe Freitas e o prefeito José Ronaldo, além de representantes das secretarias municipais e da área social.
“Feira de Santana vai receber R$ 20 milhões do Governo Federal, e nós queremos juntar esses recursos com os nossos. O objetivo é ampliar e fortalecer ações como as que já temos nos bairros da Mangabeira e Conceição. A experiência do município, do Estado, das universidades e da imprensa será fundamental para esse processo. Estamos todos do mesmo lado”, finalizou Jerônimo Rodrigues.
*Com informações do repórter Matheus Gabriel
0 comentários:
Postar um comentário