Na manhã desta terça-feira (18), a Câmara Municipal de Feira de Santana foi palco de uma sessão especial em comemoração aos 191 anos de emancipação política da cidade. O evento reuniu autoridades, historiadores e membros da comunidade para celebrar a data, refletir sobre a trajetória do município e destacar sua importância histórica e cultural.
A professora e historiadora Lélia Vitor Fernandes foi a palestrante da sessão, trazendo à tona reflexões sobre o passado e a cultura de Feira de Santana, com base em seus 40 anos de dedicação à preservação das memórias da cidade.
“É um privilégio muito grande ser convidada para proferir esta palestra sobre a história de Feira de Santana. Faço isso com muita alegria e sabedoria, pois são 40 anos lutando pela cultura da cidade, guardando suas memórias e valorizando as pessoas que fazem parte dessa história”, afirmou.
Lélia, que já participou de outras palestras sobre o tema na Câmara, trouxe um novo enfoque em cada oportunidade para ressaltar a riqueza cultural da cidade. Ela destacou o carinho especial que Feira de Santana tem por seus habitantes, tanto os nativos quanto os que foram acolhidos.
“Feira é uma cidade afetiva, que acolhe não só os nativos, mas também aqueles que vêm de fora. É uma história muito rica, e minha preocupação é que, com o tempo, quem vai continuar contando essa história? Já estou chegando aos 80 anos, e espero que as novas gerações continuem com esse legado.”
O vice-prefeito Fernando de Fabinho também participou da sessão, representando o prefeito Colbert Martins, e parabenizou a cidade pelos seus 191 anos de história.
“Aqui é o local legítimo para comemorarmos o aniversário da nossa querida Feira de Santana. Já já chegaremos aos 200 anos, e espero que a cidade continue crescendo e se desenvolvendo como tem acontecido. A história de Feira de Santana é belíssima, e vamos continuar trabalhando para que essa trajetória siga sendo construída com êxito”, declarou.
A presidente da Câmara, Eremita Mota, ressaltou o significado especial da celebração deste ano, que acontece com a sede da Câmara reformada.
“Há um ano, estávamos planejando essa reforma, e eu tinha na minha cabeça que, no próximo aniversário de Feira de Santana, já estaríamos com a Câmara reformada. Hoje, isso é uma realidade, e estou muito feliz. Essa é uma cidade que amamos e, apesar dos desafios, seguimos na luta para fazer o melhor por ela.”
*Com informações do repórter Robson Nascimento
0 comentários:
Postar um comentário