Feira de Santana será palco da 1ª edição do Circuito Cultural Feira EnCena, promovido pelo Governo do Estado da Bahia. A programação, que ocorre de sexta-feira a domingo (27 a 29 de setembro), trará mais de 40 atrações, contemplando uma diversidade de expressões artísticas em escolas estaduais, praças, distritos, quilombos e no Centro de Cultura Amélio Amorim. O secretário de Cultura Bruno Monteiro confirmou entre as atrações um arrastão comandado pelo cantor Igor Kannário na Avenida Ayrton Senna, no sábado à tarde.
“Teremos uma programação extensa em diversas escolas da cidade, começando com oficinas de grafite no Centro de Cultura Amélio Amorim, além de apresentações de dança tanto no Amélio quanto em várias praças. A Praça Dona Pomba receberá rodas de samba e um show da cantora Maryzélia. No casarão de Dona Chica do Pandeiro, localizado na Matinha dos Pretos, teremos uma aulas de dança, na praça da feirinha da Cidade Nova terá aula de dança com o professor Luciano Melo, e outra aula na praça da feirinha do Tomba. Além das rodas de samba, a Praça Dona Pomba também terá aulas de dança. Vamos ter shows, o arrastão de Igor Kannário na Avenida Ayrton Senna, no sábado à tarde. Também teremos cinema na praça da igreja no distrito de Tiquaruçu e, no domingo, teatro no Amélio Amorim e música na Lagoa Grande.”
O secretário também destacou o compromisso do evento em democratizar o acesso à cultura, ressaltando o papel de Feira de Santana como um polo fundamental para a territorialização cultural no estado.
“O Feira EnCena reforça nosso compromisso com a territorialização e democratização da cultura. Feira de Santana é fundamental para esse processo, e queremos potencializar essa vocação que a cidade tem como polo cultural e de circulação de produções”, afirmou o secretário.
A programação diversificada busca valorizar a produção artística local e fomentar a interação cultural em diversos pontos da cidade, incluindo escolas, praças e zonas rurais. A proposta é envolver a população em uma experiência cultural intensa e gratuita.
“É tudo gratuito, uma programação aberta ao público. Queremos dialogar com a comunidade e celebrar a riqueza cultural de Feira de Santana, que vai desde os bairros até os distritos e quilombos. A presença cultural vai se espalhar por vários locais da cidade, dialogando com as populações dos bairros e comunidades, e oferecendo mais espaço para a valorização dos fazeres culturais de Feira de Santana”, concluiu o secretário.
*Com informações do repórter Robson Nascimento
0 comentários:
Postar um comentário