A Prefeitura de Feira de Santana, através da Fundação Hospitalar, inaugurou nesta sexta-feira (05) a Casa de Parto Normal no Conjunto Feira VII, no bairro do Tomba. A nova unidade tem capacidade para atender 90 partos por mês.
A Casa de Parto faz parte de um conjunto de investimentos da Prefeitura Municipal no Hospital da Mulher, totalizando R$ 3 milhões de reais. O espaço é equipado com quartos individuais e acompanhamento 24 horas por dia por enfermeiros obstetras e técnicos de enfermagem.
A secretária de saúde, Cristiane Campos, destacou a importância da nova unidade para proporcionar um parto humanizado.
“É um equipamento entregue pelo prefeito Colbert Martins, exatamente para proporcionar para a mulher um ato de sensibilidade, de acolhimento. Aqui nesse estabelecimento, ela vai ter todo o atendimento humanizado, como também o equipamento altamente equipado com preparos para o parto natural”, afirmou.
Segundo a presidente da Fundação Hospitalar, Gilberte Lucas, a Casa de Parto será uma referência em atendimento humanizado para partos normais de baixo risco.
“Essa unidade e a gestão são exclusivos de enfermeiras obstetras capacitadas para conduzir a gestantes de baixo risco. Existem critérios de inclusão e exclusão para serem atendidas na casa de parto. Todo esse trabalho educacional vai ser feito com essas enfermeiras junto com a atenção básica”, explicou.
O prefeito Colbert Martins Filho ressaltou o compromisso da Prefeitura com a saúde das mulheres.
“Feira de Santana está ao lado das mulheres. Nós estamos aqui no Feira VII e estamos trazendo uma casa de parto, porque o normal do parto é ser normal. Temos leitos, enfermeiros obstétricos e uma equipe de obstetras no Hospital da Mulher, aguardando se houver algum problema”, disse.
Ele ainda comentou sobre os investimentos na unidade: “O governo federal em torno de um milhão, um milhão e meio de reais e a prefeitura até agora em torno de 500 a 800 mil reais. Muitos equipamentos aqui são emprestados do Hospital da Mulher. Então quando essas compras forem feitas, certamente nós vamos ter um investimento ainda melhor e maior.”
*Com informações do repórter Rafael Marques
0 comentários:
Postar um comentário