Feirenses lotam Parque do Saber para acompanhar Eclipse Solar

 


Feirenses lotam Parque do Saber para acompanhar Eclipse Solar  

O Museu Parque do Saber Dival da Silva Pitombo, proporcionou uma experiência única aos entusiastas da astronomia. Neste sábado (14), o museu transmitiu ao vivo o último Eclipse Solar do ano.

Um grande público entre crianças, adolescentes e escolas lotaram o espaço 

A transmissão das imagens em alta qualidade ocorreu na cúpula do planetário do museu. Essa programação especial, foi aberta a todos os públicos de forma gratuita. 

O Eclipse Solar é um fenômeno que ocorre quando a Lua se posiciona entre o Sol e a Terra, criando um impressionante “anel” de luz solar. Neste caso, aproximadamente 70% do Sol será ocultado pela Lua, proporcionando uma visão fascinante para aqueles que estiverem nas áreas de visibilidade.  

Basílio Fernandes, diretor de difusão científica, explica que essa ocultação chegará ao ponto de formar um anel, mas não em todas as partes do Brasil. Portanto, o eclipse será híbrido, parcial ou total, dependendo da localidade. A ideia é que o “anel de fogo”, como as pessoas o apelidaram, seja formado com a Lua no centro do Sol. No entanto, a ocultação total não será alcançada. Mas por que isso acontece? Segundo Basílio, isso ocorre devido à coincidência e ao ângulo de visão da Terra em relação a essa ocultação.

“Mas por que esse fenômeno não pode ser observado a olho nu? Bom, isso é extremamente importante devido à radiação solar, que inclui não apenas a luz visível, mas também o infravermelho e o ultravioleta. Quando olhamos diretamente para o Sol, nossos olhos não possuem terminações nervosas específicas para lidar com essa radiação intensa, então nossa proteção natural é desviar o olhar devido ao brilho intenso. No entanto, quando há incidência de infravermelho e ultravioleta e não estamos sentindo ou acomodando essa proteção natural, é necessário usar óculos escuros ou filtros, como os usados por soldadores, para garantir que não haja danos causados por essa radiação prejudicial”. 

Rodrigo Silva, psicólogo e apaixonado pela astronomia ressaltou a importância de não observar o eclipse a olho nu devido à radiação solar. A emissão de raios infravermelhos e ultravioleta pode ser prejudicial à visão humana. Ele recomendou o uso de equipamentos adequados, como óculos de proteção com filtro solar devidamente certificado, para garantir a segurança durante a observação do fenômeno.

Share on Google Plus

About Ivan Costa

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.

0 comentários:

Postar um comentário