As doenças do coração são responsáveis por 30% dos óbitos no Brasil. Segundo dados do Ministério da Saúde, aproximadamente 400 mil pessoas perdem suas vidas anualmente devido a decorrência dessas doenças, como a hipertensão.
Doenças cardiovasculares têm o potencial de afetar tanto o coração quanto os vasos sanguíneos que compõem o sistema circulatório. A doença coronariana, especificamente, incide sobre os vasos sanguíneos que fornecem sangue ao coração, conhecidos como artérias coronárias, podendo resultar em condições graves. Por outro lado, as doenças cerebrovasculares impactam os vasos que irrigam o cérebro e podem desencadear os temidos acidentes vasculares cerebrais, também conhecidos como AVCs.
De acordo com o cardiologista Dr Germano Lefundes, o diagnóstico precoce e o cuidado são fundamentais para diminuir os riscos associados a essas condições.
“Existem fatores de riscos, alguns são fatores não modificáveis, por exemplo a idade do paciente, existem alguns componentes genéticos também que não são passíveis de modificação, mas a maior parte dos fatores de riscos, os fatores associados ao surgimento de doença cardiovascular, são passíveis de modificação, de prevenção”, informa.
0 comentários:
Postar um comentário