Pesquisa governo da Bahia: ACM Neto tem 51%, Jerônimo, 18%, e Roma, 13%, no primeiro turno

 Pesquisa governo da Bahia: ACM Neto tem 51%, Jerônimo, 18%, e Roma, 13%, no primeiro turno

A disputa pelo governo da Bahia pode trazer de volta ao poder um sobrenome que comandou o estado por quase quatro décadas e acabar com os 16 anos em que o PT está à frente do Palácio Ondina. De acordo com a pesquisa eleitoral EXAME/IDEIA, divulgada nesta quinta-feira, 7, ACM Neto (União Brasil) tem 51% das intenções de voto no primeiro turno.

Atrás dele está o ex-secretário estadual da Educação, Jerônimo Rodrigues (PT), com 18%, e João Roma (PL) tem 13%. Kleber Rosa, do PSOL, tem 2%. Os números são de uma pergunta estimulada, quando o eleitor escolhe um nome a partir de uma pré-lista.

Pesquisa Governo da Bahia – Exame/Idea –

ACM Neto (UB) – 51%
Jerônimo (PT) – 18%
João Roma (PL) – 13%
Kleber Rosa (PSOL) – 2%

Nenhum/nulo – 6%
não sabem/não opinaram – 10%

Para a pesquisa, foram ouvidas 1.000 pessoas do estado da Bahia entre os dias 1º e 6 de julho. As entrevistas foram feitas por telefone, com ligações tanto para fixos residenciais quanto para celulares. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número BA-00648/2022. A EXAME/IDEIA é um projeto que une EXAME e o IDEIA, instituto de pesquisa especializado em opinião pública.

Cila Schulman, vice-presidente do instituto de pesquisa IDEIA, explica que é muito provável que o movimento chamado Carlismo volte ao poder na Bahia. Essa escolha representa uma ruptura dos eleitores baianos, que há 16 anos elegem governadores petistas.

“A provável volta do Carlismo, que dominou a política do estado por quatro décadas, com pequenos intervalos, por meio da liderança do senador Antônio Carlos Magalhães,  é agora representada por seu neto. Embora o governo de Rui Costa (PT) seja bem avaliado, com 44% de ótimo e bom, o eleitor não encontrou no seu sucessor Jerônimo Rodrigues, também do PT, uma opção”, afirma.


Segundo turno: ACM Neto lidera cenários

EXAME/IDEIA ainda fez a simulação de três cenários de segundo turno. Nos dois em que ACM Neto está, ele vence o adversário por larga margem, sendo a maior na disputa com Roma (61% a 14%). A pesquisa ainda testou um segundo turno entre Jerônimo e Roma, com vitória do ex-secretário baiano.

  • Cenário I 

ACM Neto: 58% 

Jerônimo: 19% 

Branco e Nulo:  10% 

Não sabem: 13% 

  • Cenário II

ACM Neto: 61% 

Roma: 14% 

Branco e Nulo: 11%

Não sabem: 14% 

  • Cenário III

Jerônimo: 46%

João Roma: 30% 

Branco e Nulo: 14%

Não sabem: 10%

Senado

Em cenário estimulado, os que não sabem somam 30%. O candidato à reeleição, senador Otto Alencar (PSD) tem 22%, Cacá Leão (PP) aparece com 13%, e Raíssa Soares (PL), 11%. 

Share on Google Plus

About Ivan Costa

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.

0 comentários:

Postar um comentário