Saiba o motivo de o Dia dos Namorados ser comemorado em junho apenas no Brasil

 


Foto: Reprodução/Internet
Foto: Reprodução/Internet

 

Por que o Dia dos Namorados é comemorado em junho no Brasil e em fevereiro no resto do mundo? Entenda como tudo começou;

A ideia do dia dos namorados ser comemorado no dia 12 de junho veio do publicitário João Doria, que foi contratado pela loja Exposição Clipper com objetivo de melhorar o resultado das vendas em junho, que sempre eram muito fracas no período. 

A inspiração veio do sucesso do Dia das Mães, quando Doria instituiu outra data para ser celebrada com troca de presentes: o Dia dos Namorados. O dia foi escolhido por ser véspera da celebração do Santo Antônio, que já era famoso no país por ser o santo casamenteiro. 

Assim, o idealizador criou a primeira propagando que instituiria a data no Brasil. “Não é só com beijos que se prova o amor!”, dizia o slogan do primeiro Dia dos Namorados brasileiro. “Não se esqueçam: amor com amor se paga”, dizia outra frase com objetivo de mexer com corações e com bolsos dos apaixonados. Na época, a campanha foi eleita a melhor do ano pela Associação Paulista de Propaganda. 

No ano seguinte, mais regiões do país aderiram a data e posteriormente a comemoração se tornou nacional e tradicional, e segue assim até hoje. 

O Dia dos Namorados é a terceira melhor data para o comércio brasileiro no país, ficando atrás apenas do Natal e do Dia das Mães, com média de faturamento de R$ 1,5 bilhão. 

Entenda a origem do Dia de São Valentim (Valentine’s Day) 

Nos países europeus e no EUA, o Dia dos Namorados é o Dia de São Valentim, comemorado no dia 14 de fevereiro. A data faz referência a um padre romano chamado Valentim, que no século III foi condenado à morde por desobedecer o imperador Cláudio II. 

Na época, o monarca proibiu realizações de casamentos, por acreditar que homens casados não eram bons soldados. Todavia, o padre Valentin acreditava que o casamento fazia parte dos planos divinos, e continuou celebrando matrimônios, contrariando as ordens do estado. Após ser descoberto, foi preso e morto pelo imperador. 

Antes da sua morte, no período de prisioneiro, o padre se apaixonou por uma moça e passou a lhe enviar cartas, e assinava “do seu Valentim”, por isso uma das tradições dos povos é enviar cartões à pessoa amada. 

No século V, o papa Gelásio reconheceu o padre como santo e instituiu o Dia de São Valentim, desde então, Valentim se tornou um símbolo dos apaixonados. Outro motivo para que a data seja celebrada em fevereiro é que nesse mesmo período havia uma festa pagã Roma chamada “Lupercalia”, um festival que marcava a transição da primavera e prestava homenagens a deusas mitológicas, e também era uma oportunidade para praticar atos sexuais. 

Share on Google Plus

About Ivan Costa

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.

0 comentários:

Postar um comentário