Pesca Solidária vai garantir o peixe da Semana Santa para instituições filantrópicas

 


Pesca Solidária vai garantir o peixe da Semana Santa para instituições filantrópicas
Foto: Danillo Freitas

A Prefeitura de Feira realizou na manhã desta quarta-feira (13) a sétima edição da pesca solidária na lagoa do Geladinho, no Parque da Lagoa Radialista Erivaldo Cerqueira.  A iniciativa é viabilizada por meio das secretarias de Meio Ambiente e Serviços Públicos.

Atualmente são 11 espécies vivendo na lagoa e quatro delas foram autorizadas para pesca, como tambaqui, tilápia, traíra e carpa-capim. Os peixes serão doados a instituições de caridade para compor o cardápio da Semana Santa.

Segundo o chefe da Educação Ambiental, João Dias, além do gesto de solidariedade, a ação promove o controle ambiental na lagoa.

 “Como o próprio nome já diz é uma ação solidária onde pescadores voluntários são convidados por nós com o objetivo de capturar entre 200 a 300 quilos de peixes que serão doados a instituições de caridade como a AAPC, o Dispensário Santana e o Lar do Irmão Velho, a medida que tiver peixe suficiente eles serão levados paras as instituições. São pescados aqui traíra, carpas, tambaqui e tilápias.”

O pescador Jackson de Freitas, do bairro Rua Nova, pratica a pesca a mais de 15 anos. Segundo ele a pesca é seu principal lazer.

“Pra mim é o lazer principal, precisa ter muita paciência, mas só em estar em contato com a natureza a felicidade é grande e hoje só em ajudar os necessitados é muito emocionante.”

O prefeito Colbert Martins Filho, que acompanhou a pescaria, afirma que pretende ampliar a iniciativa para outras lagoas, no entanto, algumas não oferecem o controle de qualidade da água.

“Existe uma situação específica na lagoa do Parque da Cidade, onde estamos com um problema de contaminação provocado pela Embasa, com vazamento de esgoto. Então precisa ser recuperada para isso”, explica.

*Com informações do repórter Danillo Freitas




Share on Google Plus

About Ivan Costa

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.

0 comentários:

Postar um comentário