PoderData: Lula tem 41% e Bolsonaro 30% das intenções de voto para presidente

 


POLÍTICA
PoderData: Lula tem 41% e Bolsonaro 30% das intenções de voto para presidente
O PoderData divulgou nesta quarta-feira (2) uma nova pesquisa eleitoral para presidente do país. O petista Luiz Inácio Lula da Silva apareceu em primeiro lugar, com 41% das intenções de voto, seguido pelo presidente Jair Bolsonaro (PL), com 30%.
 
Os dois políticos tiveram oscilações dentro da margem de erro, em relação ao levantamento anterior do mesmo instituto de pesquisa, divulgado há 15 dias: Lula caiu um ponto e Bolsonaro subiu dois, diminuindo a diferença entre eles de 14 para 11 pontos percentuais (com a margem de erro de dois pontos, a diferença máxima seria de 15 pontos e a mínima de 7).
 
Sergio Moro (Podemos) e Ciro Gomes (PDT) estavam empatados no terceiro lugar, ambos com 7% das intenções de voto, de acordo com o PoderData. Na sequência, com 2%, apareciam o governador de São Paulo, João Doria, e o deputado federal André Janones (Avante). Confira a seguir o desempenho dos pré-candidatos à Presidência e a metodologia e registro da pesquisa.
 
Pesquisa estimulada
 
Na pesquisa estimulada, o entrevistador apresenta as opções de candidatos ao eleitor entrevistado. No caso deste levantamento do PoderData, realizado por telefone, os nomes foram apresentados em ordem alfabética.
 
Primeiro turno
 
Lula (PT) - 41%
Jair Bolsonaro (PL) - 30%
Sergio Moro (Podemos) - 7%
Ciro Gomes (PDT) - 7%
João Doria (PSDB) - 2%
André Janones (Avante) - 2%
Alessandro Vieira (Cidadania) - 1%
Simone Tebet (MDB) - 1%
Rodrigo Pacheco (PSD) - 1%
Felipe D’ávila (Novo) - 0%
Branco/nulo - 5%
Não sabe - 3%
 
Segundo turno entre Lula e Bolsonaro
 
Lula (PT) - 54%
Bolsonaro (PL) - 37%
Metodologia
 
O levantamento realizado pelo PoderData (próprio contratante) está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR-09445/2022. Foram feitas entrevistas por telefone, fixo e celular, com 3.000 eleitores de 245 municípios entre os dias 31 de janeiro e 1º de fevereiro de 2022. A margem de erro máxima prevista é de dois pontos percentuais para mais ou para menos, considerando um nível de confiança de 95%.
Share on Google Plus

About Ivan Costa

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.

0 comentários:

Postar um comentário