Cidade do Ceará sucesso na campanha de vacinação não tem morte por Covid há sete meses

 CORONAVÍRUS

Cidade do Ceará sucesso na campanha de vacinação não tem morte por Covid há sete meses
Foto: Reprodução

O município de Guaramiranga, a 105 km de Fortaleza, não registra mortes por Covid-19 há sete meses. Na cidade de 5,5 mil habitantes, 96% dos moradores com mais de 11 anos já tomaram duas doses da vacina; 25% já receberam também a dose de reforço. Guaramiranga também aplicou, antes de todos os municípios do Ceará, a primeira dose em todos os adultos, em junho de 2021.

Por isso a cidade foi escolhida como teste de eficiência da vacina. De acordo com a prefeitura da cidade, quando recebe as doses, cada morador passa por dois exames: um para detectar a presença do vírus e outro para avaliar o grau de imunidade a ele.

"O que nós temos apresentado é uma resposta bem positiva já na segunda dose. A gente prova que os pacientes que estão contraindo a Covid, por conta da vacina, eles estão tendo sintomas leves", afirma a secretária de Saúde de Guaramiranga, Silvana Soares de Souza.

 

"Esse monitoramento é importante para entender como se dá a transmissão e a gravidade, principalmente dos casos que têm acontecido. Até o momento, Guaramiranga não registra óbito desde junho de 2021", diz a secretária executiva de Vigilância e Regulação em Saúde do Ceará, Ricristhi Gonçalves.

 

O parâmetro mais visível da eficiência das vacinas é a quantidade de internações no único hospital da cidade, que passou os últimos seis meses de 2021 sem nenhum paciente internado por Covid. Neste ano, com o aumento no número de casos da doença, houve apenas uma internação: uma paciente, com sintomas moderados, que recebeu alta quatro dias depois.

 

*Com informações do site g1 Ceará

Share on Google Plus

About Ivan Costa

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.

0 comentários:

Postar um comentário