Renda média do trabalhador brasileiro encolhe e é a menor desde 2017

ECONOMIA

Renda média do trabalhador brasileiro encolhe e é a menor desde 2017
Foto: Marcelo Casal Jr/Agência Brasil

Apesar do avanço da vacinação contra a Covid-19, a recuperação econômica do país segue em ritmo lento. O rendimento médio dos brasileiros com algum tipo de ocupação encolheu neste último trimestre e atingiu o valor mais baixo desde 2017.

O indicador ficou em R$ 2.433 no segundo trimestre de 2021, o que representa uma queda de cerca de 7% na comparação com o mesmo trimestre de 2020 (R$ 2.613) – descontada a inflação do período. O levantamento é da consultoria IDados, baseado nos indicadores da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio (Pnad).
 
Pesquisadores avaliam que o número deve reduzir ainda mais nos próximos meses, em razão do alto número de desempregados. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 14 milhões de brasileiros estão sem ocupação formal.
 
Com mais pessoas precisando recorrer a trabalhos informais para equilibrar as contas, a tendência da renda média é cair. A disparada da inflação agrava ainda mais o cenário.
 
O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15), prévia da inflação, atingiu 1,14% em setembro. A taxa é a maior para o mês desde o início do Plano Real, em 1994.
 
*Bahia.ba
Share on Google Plus

About Ivan Costa

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.

0 comentários:

Postar um comentário