Captura de tilápias na Lagoa do Geladinho marca início da Semana da Água

 


FEIRA DE SANTANA
Captura de tilápias na Lagoa do Geladinho marca início da Semana da Água
Foto: Wevilly Monteiro
Capturados por uma rede, diversas tilápias foram retiradas da lagoa do Parque Radialista Erivaldo Cerqueira, na manhã desta terça-feira, 16. A prática de despesca marcou o início da Semana da Água, promovida pela Secretaria de Meio Ambiente (Semmam). 
 
Os alevinos (pequenos peixes) serão reintroduzidos em outros mananciais para reprodução - nos distritos de Tiquaruçu, Humildes e no povoado Terra Dura. Os de tamanho médio foram devolvidos para a lagoa. Já os peixes adultos serão doados para instituições de caridade para consumo na Semana Santa. 
 
Segundo João Dias, chefe da Divisão de Educação Ambiental, a lagoa do Geladinho apresentava peixes em excesso. Daí a necessodade da despesca para evitar problemas de superpopulução. 
 
"É preciso retirar esses peixes para que o habitat natural tenha um conforto maior", acrescentou o secretário de Meio Ambiente, José Carneiro, que esteve acompanhando a ação. 
 
A lei municipal de n°120/2018 estabelece que é responsabilidade da Semmam monitorar as águas do município e a qualidade ambiental, incluindo a flora e a fauna. Para João Dias, apesar dessa responsabilidade, preservar o meio ambiente é um dever de todos.  
 
"Sem água é impossível que haja vida no planeta, e se estiver poluída é possível contaminar os humanos, por isso é importante preservar esse bem tão precioso", afirma.
 
O secretário de Comunicação, Edson Borges, esteve representando o prefeito Colbert Filho.
Share on Google Plus

About Ivan Costa

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.

0 comentários:

Postar um comentário