Covid-19: governadores querem celeridade e ministro avalia aprovação de vacinas em fevereiro

 O governador Rui Costa (PT) afirmou que o governo brasileiro estima uma aprovação das vacinas contra a Covid-19 em meados de fevereiro do ano que vem. A informação foi confirmada por ele em meio a uma reunião dos chefes dos estados com o ministro da Saúde, Eduardo Pazuelo. Em entrevista à Rede Bahia, Rui destacou que a estimativa mais otimista aponta para fevereiro de 2021 com aprovação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

“Na melhor das hipóteses, a visão mais otimista seria para o final de fevereiro para a aprovação da Anvisa. Vamos acompanhar se outros órgãos regulatórios aprovarão antes. A Europa tem um um órgão, os EUA também. Se um órgão da mesma importância da Anvisa aprovar, acho que isso pode dar celeridade e antecipar a aprovação dessa ou daquela vacina no Brasil”, afirmou o governador.

Ainda segundo Rui, Pazuello demonstrou que só irá proceder com a aquisição de vacinas após aprovação do órgão regulador brasileiro. Os governadores concordaram, mas cobraram o ministro por celeridade neste processo. “O ministério irá adquirir as vacinas na medida em que elas ganhem o registro da Anvisa. O pleito dos governadores é que esse registro seja célere, analisado rapidamente e alinhado na mesma velocidade que está sendo nos outros países”, disse Rui.

“O ministro, nesta reunião, voltou a afirmar que o ministério vai contratar e comprar as vacinas. A vinculação é pela necessidade da aprovação. Estamos acompanhando e, na nossa opinião, o Brasil e outras nações vão utilizar mais de uma vacina. Porque cada fabricante, como a Pfizer, que vacinou a partir de hoje no Reino Unido, não tem produção suficiente para garantir volume para toda a população mundial”, declarou o gestor.

Fonte Metro1

Share on Google Plus

About Ivan Costa

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.

0 comentários:

Postar um comentário