Cidade de 12 mil habitantes tem melhor resultado no Ideb da Bahia


Cidade de 12 mil habitantes tem melhor resultado no Ideb da Bahia

A cidade de Licínio de Almeida, no Sudoeste baiano, tem pouco menos de 13 mil habitantes e é um exemplo em educação pública na Bahia, até a filha do prefeito estuda na rede pública. 

 
O município teve a melhor nota do estado, de 7,3, no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) em 2019 no Ensino Fundamental I (1º ao 5º ano). A média foi acima do projetado para este ano, de 5,6, e foi maior que as notas estadual, de 5,3, e nacional, de 5,9. Em Salvador, a média foi de 5,6. Os dados foram divulgados pelo Ministério da Educação.
 
No Ensino Fundamental II (5º ao 9º ano), Licínio ainda ocupou o segundo lugar, com nota 6,0, ao lado do município de Novo Horizonte, e ficou atrás somente de Jacaraci, que teve score de 6,3.
 
A evolução da cidade nesses índices, que contabilizam escolas da rede pública municipal e estadual, dobrou ao longo dos anos. Na primeira avaliação do Ideb, em 2005, a média dos alunos nos anos iniciais do Fundamental era de 3,6. Nos anos finais, foi de 2,9. O aumento foi de 108% e 106%, respectivamente.
 
O atual prefeito Frederico Ferreira, mais conhecido como Dr. Fred, contou em entrevista ao Programa De Olho na Cidade, da Rádio Sociedade News (102,1 FM) que o processo educacional é um projeto a longo prazo “Temos esse projeto já faz muito tempo, mas foi a primeira vez que conseguimos ficar no 1°lugar em 4 categorias do Ideb do Estado.” 
 
Ele credita boa parte da conquista a valorização dos profissionais de educação da rede de ensino municipal. Os professores com maiores graus de acadêmicos, como Mestrado e Doutorado, chegam a ganhar entre 4 e 5 mil reais por mês. 
 
Dos 417 municípios do estado, Licínio de Almeida é o único com apenas um candidato disputando a chefia do executivo.
Share on Google Plus

About Ivan Costa

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.

0 comentários:

Postar um comentário