Salvador: shoppings e igrejas reabrem nesta sexta (24), com ocupação de leitos abaixo do previsto


Imagem: Zoom/Prefeitura de Salvador



O prefeito de Salvador, ACM Neto, garantiu que a reabertura dos shoppings, centros comerciais, lojas de rua e templos religiosos vai acontecer com margem de segurança confiável. Em coletiva de imprensa nesta quinta-feira (23), o democrata apresentou dados que podem ser interpretados com otimismo: taxa de ocupação dos leitos de UTI evoluiu de 75% no domingo (19) para 73% cinco dias depois. A estabilização, com tendência de queda, no indicador, é reflexo da abertura de novos leitos de terapia intensiva na capital.
“Houve cidade que abriu com ocupação maior que 80%. Tivemos paciência e capacidade de aguentar as legítimas cobranças para só abrir com segurança, por isso definimos patamar de 75%, e estamos abrindo com 73%. Se houver aumento grande, se a luz amarela acender, a gente vai fechar”, afirmou o prefeito.
A “luz amarela” à qual se refere o prefeito é o parâmetro adotado pela gestão municipal para manter os centros comerciais em funcionamento. Se for atingido o patamar de 80% de ocupação nos leitos de UTI, os estabelecimentos deverão fechar mais uma vez. A expectativa de ACM Neto é de que isso não aconteça, já que devem ser abertos mais 24 leitos nos próximos dias.
Outro fator de otimismo de ACM Neto é a desaceleração dos principais indicadores de Covid-19 na capital. A média móvel de contaminação tem apresentado recuo nas últimas três semanas: 24% na semana epidemiológica 27, de 28 de junho a 04 de julho; recuo de 51% na semana 28, de 05 a 11 de julho; e recuo de 615 na semana 29, entre 12 e 18 de julho. A média móvel de óbitos estimula alívio: 23% na semana 27; 27% na semana 28 e 17% na semana 29.
Além disso, a velocidade de crescimento dos casos de Covid-19 em Salvador está em 0,5%; e o fator Rt, que se refere ao potencial de contaminação de uma pessoa com coronavírus, está em 0,7%. Ou seja: uma pessoa com a doença pode contaminar 0,7 pessoa – menos de uma pessoa. A capital baiana é a 14ª em taxa de letalidade.
“Estou seguro do que está sendo feito”, reforçou ACM Neto.
Protocolos de reabertura
Na reabertura, os estabelecimentos funcionarão em horários alternativos. Shoppings só poderão abrir de 12h às 20h, de segunda-feira a sábado. Os comércios de rua acima de 200m², por sua vez, estão autorizados a abrir de 10h às 16h. Em ambos os casos, só será autorizada a presença de uma pessoa a cada 9m², e é exigida medição de temperatura.
Quem estiver com 37,8°C ou não poderão entrar ou terá que ser imediatamente dirigido a um posto para testagem. Caso teste positivo para Covid-19, será recomendado isolamento e acompanhamento pela prefeitura.
Inicialmente, apenas metade das vagas do estacionamento vão poder funcionar. As praças de alimentação deverão continuar fechadas, mas os restaurantes poderão funcionar para delivery ou take away. Salões de beleza e barbearias dentro dos shoppings também não estão autorizados.
Os templos religiosos só poderão abrir com 20% de sua capacidade.
Devido à alternância no horário de funcionamento, 70% da frota de ônibus estará em circulação na cidade, com foco para três horários de pico: de 5h às 8h, de 8h às 12h e de 15h às 21h
Share on Google Plus

About Ivan Costa

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.

0 comentários:

Postar um comentário