16 de junho: aniversario do Maracanã 70 anos Confira alguns momentos marcantes deste dia!





16 de junho é o 167.º dia do ano no calendário gregoriano (168.º em anos bissextos). Neste dia nasceu o romancista e poeta Ariano Suassuna, o ator Bill Cobbs, e as atrizes Ticiane Pinheiro e Débora Nascimento.
Foi no dia 16 de junho de 1950 que é inaugurado o estádio Jornalista Mário Filho, o Maracanã.  Localizado na Zona Norte da cidade brasileira do Rio de Janeiro, foi inaugurado durante o mandato do então general de divisão e prefeito do Distrito Federal do Rio de Janeiro Ângelo Mendes de Moraes, tendo sido utilizado na Copa do Mundo de Futebol daquele ano. Desde então, o Maracanã foi palco de grandes momentos do futebol brasileiro e mundial, como o milésimo gol de Pelé, finais do Campeonato Brasileiro, Campeonato Carioca, Copa Libertadores da América e da primeira Copa do Mundo de Clubes da FIFA, além de competições internacionais e partidas da Seleção Brasileira. O estádio foi um dos locais de competição dos Jogos Pan-Americanos de 2007, recebendo o futebol, as cerimônias de abertura e de encerramento. Sediou futebol e as cerimônias de abertura e encerramento dos Jogos Olímpicos de Verão de 2016, que foram realizados na cidade do Rio de Janeiro. Foi também o palco das partidas finais da Copa das Confederações de 2013 e da Copa do Mundo FIFA de 2014. Ao longo do tempo, no entanto, o estádio passou a assumir caráter de espaço multiúso ao receber outros eventos como espetáculos e partidas de outros esportes, como o voleibol em uma oportunidade. Após diversas obras de modernização, a capacidade do estádio é de 78 838 espectadores, sendo o maior estádio do Brasil
O dia também ficou marcado quando em 1976 acontece o levante de Soweto: uma marcha pacífica de 15.000 estudantes em Soweto, na África do Sul, se transforma em dias de tumulto quando a polícia abre fogo contra a multidão.
Share on Google Plus

About Ivan Costa

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.

0 comentários:

Postar um comentário