Feira segue decreto estadual e adota feriados antecipados dias 25, 26 e 27 de maio




Feira segue decreto estadual e adota feriados antecipados dias 25, 26 e 27 de maio




eira de Santana está entre as cidades da Bahia que vão antecipar três feriados para segunda, terça e quarta-feira da próxima semana. Nesses dias, conforme decreto do Governo do Estado, que este município acompanhará, apenas serviços que são autorizados a funcionar em feriados poderão manter suas atividades, a exemplo de supermercados, postos de gasolina, padarias, farmácias e funerárias.
 
O decreto estadual número 19.722, de 22 de maio de 2020, antecipando feriados estaduais e municipais para os dias 25, 26 e 27 de maio, foi publicado no Diário Oficial do Estado, neste sábado (23). Com a medida, os municípios esperam manter as pessoas em casa por um período maior, reduzindo os casos de infecção pelo coronavírus, que tem se elevado nas últimas semanas.
 
Quanto aos bancos, em princípio, devem fechar nessas datas. Mas uma decisão final sobre os serviços bancários sai neste sábado a tarde, após entendimento do Governo do Estado e municípios integrantes do decreto. Existe uma proposta de que funcionem apenas para pagamento do auxílio emergencial e de outros benefícios sociais.   
 
O objetivo é que nestes feriados não funcione praticamente nada. O prefeito Colbert Martins Filho anuncia que haverá "intensa fiscalização" para cumprimento das restrições previstas no decreto. "Não há dúvida sobre o que abre e o que fecha. Na segunda, terça e quarta teremos comportamento de feriado e todos sabem o que funciona em feriado".
 
O Governo da Bahia anunciou que as datas de comemoração regional antecipadas são o 24 de junho (São João) e o 2 de julho (Independência da Bahia), transferidas para os dias 25 e 26 de maio, respectivamente, em toda a Bahia. Na quarta-feira, dia 27 de maio, Feira de Santana cumprirá antecipadamente o feriado de Corpus Christi, que este ano está previsto para o dia 11 de junho. O prefeito de Feira publicará decreto ainda neste sábado, oficializado essas medidas.
 
No caso Centro de Abastecimento, que não pode deixar de funcionar, "muito provavelmente abrirá  a Ceasa (o comércio de alimentos em atacado, que abastece o mercsdo de Feira e região), sendo fechadas as demais dependências.
 
Ainda no âmbito dos serviços públicos, conforme o decreto estadual, estão autorizados a funcionar as áreas de saúde, proteção e defesa civil, fiscalização, arrecadação, limpeza pública, manutenção urbana, transporte público, energia, saneamento básico e comunicações. Não devem parar as construções relacionadas aos serviços hospitalares e para reparos da Embasa, por exemplo.
 
“Setores que nunca foram fechados em feriados mantém a sua rotina, desde que adotem as medidas preventivas preconizadas para o momento", orienta o prefeito.
 
O artigo 5º do decreto do Governo do Estado determina que nos dias 28 e 29 de maio, fica autorizado somente o funcionamento dos serviços essenciais, em especial as atividades relacionadas ao enfrentamento da pandemia, as obras em hospitais e a construção de unidades de saúde, nos Municípios de Camaçari, Candeias, Feira de Santana, Ilhéus, Ipiaú, Itabuna, Jequié, Lauro de Freitas e Salvador. Os bancos e lotéricas podem abrir nessas datas mas apenas das 9 às 14 horas, conforme o decreto.

COMENTÁRIOS

Share on Google Plus

About Ivan Costa

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.

0 comentários:

Postar um comentário