
Diante dos casos de doença respiratória na China, causados pelo novo coronavírus, a Prefeitura de Feira de Santana, através da Secretaria Municipal de Saúde, emitiu uma nota técnica com orientações e protocolos de atendimento aos profissionais de saúde da rede municipal, nesta terça-feira (28).
A nota técnica segue orientações da Organização Mundial de Saúde (OMS) e do Ministério da Saúde (MS), onde deverão ser adotados medidas para reduzir o risco de infecção pelo Novo Coronavírus. O objetivo é alertar os profissionais da rede de vigilância e assistência quanto a atenção para os sintomas das doenças respiratórias agudas, mesmo sem casos confirmados da infecção no Brasil.
Os sintomas clínicos do novo coronavírus são principalmente respiratórios, como febre, tosse e dificuldade para respirar. Os casos mais graves podem evoluir para pneumonia e a transmissão ocorre de pessoa a pessoa pelo ar, através de secreções aéreas da pessoa infectada ou contato com secreções contaminadas.
Um dos critérios para a notificação de eventuais casos, são em situações de pessoas com sintomas suspeitos e que tenham histórico de viagem para áreas de trasmissão (cidade de Wuhan, na China) nos últimos 14 dias. Em Feira de Santana, até o momento, não há notificação de casos suspeitos ou confirmados.
0 comentários:
Postar um comentário