Perseguição e tiroteio em baile funk em SP deixam 9 mortos pisoteados



Perseguição e tiroteio em baile funk em SP deixam 9 mortos pisoteados


Uma perseguição policial seguida de troca de tiros durante um baile funk na comunidade de Paraisópolis, na Zona Sul de São Paulo, deixou ao menos nove mortos por pisoteamento na madrugada deste domingo (1º), segundo informações da Polícia Civil. Outras sete pessoas ficaram feridas.
Policiais do 16º Batalhão de Polícia Militar Metropolitano (BPM/M) realizavam Operação Pancadão na região de Paraisópolis, quando dois homens em uma motocicleta teriam atirado contra os agentes. A dupla fugiu em direção ao baile funk, ainda efetuando disparos, segundo a polícia, e causou tumulto entre os frequentadores do evento.
A Operação Pancadão tem sido periodicamente realizada em toda a capital "para garantir o direito de ir e vir do cidadão e impedir a perturbação do sossego, fiscalizando a emissão ruídos proveniente de veículos", de acordo com a Secretaria de Segurança Pública.
Segundo a polícia, equipes da Força Tática, ao chegarem para apoiar a ação em Paraisópolis, levaram pedradas e garrafadas. Os policiais, então, revidaram com munições químicas para dispersão - e, de acordo com informações da polícia, alguém no meio da multidão disparou um tiro e houve correria.
Durante a confusão, pessoas foram pisoteadas e levadas em estado grave ao Pronto Socorro do Campo Limpo. Segundo a Polícia Civil, nove pessoas morreram e sete ficaram feridas. Duas viaturas da PM foram depredadas.
O delegado Emiliano da Silva Neto, do 89º DP, afirmou que todas as vítimas morreram pisoteadas, e não por causa dos tiros. "Policiais militares pararam duas pessoas em uma moto. Eles entraram onde estava ocorrendo a festa e continuaram atirando nos policiais. Em decorrência desse tiroteio, houve um efeito manada, teve uma viela com escadaria, e as pessoas pisotearam umas nas outras", disse. "Nove morreram. Todas elas estão com graves lesões de pisoteio, não tem nada de perfuração ou alguém atingido por projétil de arma de fogo."
Governador pede apuração 'rigorosa'
O governador João Doria (PSDB) pediu "apuração rigorosa" do episódio. "Lamento profundamente as mortes ocorridas no baile funk em Paraisópolis nesta noite. Determinei ao Secretário de Segurança Pública, General Campos, apuração rigorosa dos fatos para esclarecer quais foram as circunstâncias e responsabilidades deste triste episódio", escreveu Doria, no Twitter.
'Foi uma emboscada', diz mãe de ferida
Foto: Arquivo Pessoal
Uma adolescente de 17 anos, ferida durante a confusão, descreveu o momento em que foi atingida. "Eu não sei o que aconteceu, só vi correria, e várias viaturas fecharam a gente. Minha amiga caiu, e eu abaixei pra ajudá-la", disse. "Quando me levantei, um policial me deu uma garrafada na cabeça. Os policiais falaram que era pra colocar a mão na cabeça", relata.
Segundo a mãe da vítima, a polícia teria preparado uma emboscada contra os adolescentes que estavam no baile.
"(Minha filha) levou uma garrafada na cabeça de um policial, deram um cassetete nas costas dela. Ela está lúcida e aguardando a tomografia", disse a mãe. "Quando eu a vi, não a reconheci. Ela estava com o rosto deformado e perdeu muito sangue. Estava em choque."
"É uma rua com 2 ou 3 saídas. Eles fecharam e coagiram. Atiraram com arma de fogo - não só com bala de borracha. Bateram com cassetete, fora (o uso de) spray de pimenta. Eles estavam só curtindo", disse a mãe da vítima.
"Os policiais fecharam a rua. Teve corre-corre, pisoteamento de adolescente. Gás de pimenta, bala de borracha, e ainda estavam agredindo pessoas. Foi um policial que atacou garrafa de vidro na minha filha", completou.
'Muito tiro'
Um jovem de 18 anos, que não é morador de Paraisópolis, mas que costuma frequentar os bailes, disse que viu muitos adolescentes passando mal e desmaiando, por causa das bombas de gás atiradas pela polícia.
"Chegaram atirando em todo mundo. A gente estava no baile e primeiro veio a bomba. Começaram a cair as pessoas, passando mal, e a desmaiar, sendo pisoteadas. Ficamos encurralados. Não tinha para aonde correr, para aonde ir. Muita gente caindo já morta, a polícia atirou. Muitas pessoas tentavam salvar a própria vida. Vi muito sangue e escutei bastante barulho de tiro", disse o jovem.
A mãe dele afirmou: "Foi meio tenso, a polícia queria saber se meu filho estava no baile funk. É uma guerra ao pobre. Se fosse nos Jardins (bairro de luxo em SP), a coisa seria nem diferente. Até a forma da polícia abordar é diferente. O problema não é o funk, é a cultura da periferia, é o lazer."

Fonte: G1
Share on Google Plus

About Ivan Costa

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.

0 comentários:

Postar um comentário